Página inicial > Notícias > Durante Plenária, Progesp apresenta a Política de Gestão de Pessoas (PGP) e o Programa de Gestão por Resultados (PGR) da Ufam

Acessos: 683
Apresentação oficial foi realizada na manhã desta terça-feira, 16, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES)

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Amazonas (Progesp/Ufam) apresentou, oficialmente, na manhã desta terça-feira, 16, a Política de Gestão de Pessoas (PGP) e o Programa de Gestão por Resultados (PGR) da Ufam.
Embora a Política de Gestão de Pessoas (PGP) já tenha sido aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) para respaldar todos os processos de gestão de pessoas dentro da Universidade, a Progesp oportuniza consulta pública  para que a comunidade universitária possa contribuir com a construção contínua da política. Durante seu pronunciamento, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, parabenizou a Progesp pela realização da plenária para oportunizar a participação de todos os servidores. “Fico muito feliz e quero parabenizar a Progesp pela iniciativa de fazer uma plenária para ter o aval da comunidade tanto para a política de gestão de pessoas quanto para o Programa de Gestão por Resultados. É assim que deve ser feito todo trabalho na Universidade “, enfatizou o reitor.
PGP
A pró-reitora de Gestão de Pessoas, administradora Maria Vanusa Firmo, ressalta que é a primeira vez que a Ufam formaliza uma política de gestão de Pessoas. “Apesar de trabalharmos ao longo dos anos com uma política implícita de gestão de pessoas, esta não era formalizada. Agora, esse conjunto de princípios e diretrizes que orientam as práticas em gestão de pessoas e que visam à obtenção de resultados almejados pela organização, pelos integrantes da equipe de trabalho e pela sociedade, trata de todos os trabalhadores com algum vínculo com a Universidade, seja como servidor  ativo,  aposentado, estagiário, comissionado, cedido para a Ufam ou como terceirizado”, ressaltou a gestora.
Prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2025, a política de Gestão de Pessoas foi aprovada pelo Consuni como Resolução Nº 15, de 14 de junho de 2021. Confira o documento na íntegra Aqui.
Construção coletiva
Pró-reitora de Gestão de Pessoas em exercício, administradora Tereza Cristina Borges Pinheiro (na imagem acima), destacou a construção coletiva da Política de Gestão de Pessoas da Universidade. “É uma satisfação muito grande tê-los aqui conosco nesta construção coletiva. Ao final da plenária, será disponibilizado um QR Code, através do qual toda a comunidade universitária poderá colaborar com sugestões e demandas que fazem parte de uma gestão com as pessoas marcada pela proximidade para que possamos alcançar os propósitos estratégicos de nossa Universidade. Temos que ter uma bússola capaz de nos guiar nesse processo e essa política é o instrumento que nos oferece isso”. A comunidade universitária poderá participar da consulta até o dia 16 de junho de 2023. A consulta está disponível no site da Progesp.
PGR
Outro documento apresentado durante a Plenária foi o Programa de Gestão por Resultados (PGR), um instrumento de gestão que disciplina o desenvolvimento e a mensuração das atividades realizadas pelos seus participantes, com foco na entrega por resultados e na qualidade dos serviços prestados à sociedade. Há dois tipos de PGR: o presencial e o teletrabalho. Na modalidade presencial, o participante trabalha nas dependências da Ufam; não trabalha remotamente e cumpre as metas previstas no plano de trabalho. Na modalidade teletrabalho, o participante trabalha por entregas de atividades, com metas e planos de trabalho; sem controle de frequência e o  trabalho pode ser realizado fora das dependências físicas do órgão; em regime de execução parcial ou integral; de forma remota e com a utilização de recursos tecnológicos. O modelo de trabalho remoto pode ser remoto integral ou parcial, no qual os servidores pactuam metas de trabalho e que devem ser entregues no prazo estabelecido (resultados).
Gerente do Estudo de Viabilidade Técnica do Programa de Gestão por Resultados, Isabelle de Oliveira Cardoso, destacou que todos os servidores da Ufam saem da plenária com a missão de serem disseminadores tanto da Política de Gestão de Pessoas e do Programa de Gestão por Resultados (PGR). “Trabalhamos em um estudo que busca aprofundar o conhecimento da forma de trabalho por Resultados, que objetive os interesses da Instituição, do aluno e do servidor, sem prejuízo de nenhuma das partes”, destacou.