Página inicial > Notícias > Edua participa do 5º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica & 35ª Reunião Anual

Acessos: 376

Desde segunda-feira, 8, a Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua/Ufam) participa do 5º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica & 35ª Reunião Anual e se estende até quinta-feira, 11. O Seminário é uma promoção da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) que acontece no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (MG).

‘Ciência aberta, acessos e acessibilidade’ é tema desta edição que tem como objetivo tratar de ciência aberta e os mecanismos de abertura e restrição do conhecimento produzido.

O Seminário irá propor a reflexão sobre produtos e serviços disponíveis para promover maior retorno de benefícios para a sociedade, bem como aspectos que abordam o acesso a livros, revistas e outros materiais em formatos acessíveis voltados para pessoas cegas, com deficiência visual, com dificuldade de percepção ou de leitura ou com deficiência física que torne impossível sustentar ou manipular um livro.

O professor Sérgio Freire, diretor da Edua e também diretor da Regional Norte da ABEU está acompanhando as atividades do evento disse que as discussões que envolve a temática desta edição ocorrem desde 2015.

Para se falar de livro universitário acessível é preciso refletir sobre ciência aberta e os mecanismos de abertura e restrição do conhecimento produzido e refletir sobre produtos e serviços disponíveis para promover maior retorno de benefícios para a sociedade, disse.

Paralelamente a essa abordagem ampla do acesso ao livro cabe especificamente salientar que a falta de disponibilização de livros em formato acessível pelas editoras universitárias as coloca em situação jurídica frágil frente à legislação vigente. Cabe considerar a responsabilidade das editoras frente ao Decreto nº 10.882, de 03 de dezembro de 2021, que regulamenta o Tratado de Marraqueche, que visa facilitar o acesso a livros, revistas e outros materiais em formatos acessíveis voltados para pessoas cegas, com deficiência visual, com dificuldade de percepção ou de leitura ou com deficiência física que torne impossível sustentar ou manipular um livro.