Página inicial > Notícias > Ufam avança em direção à autorização do uso de animais vertebrados no ensino e na pesquisa

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Representando a Universidade, a coordenadora da Comissão de Ética do uso de animais da Ufam, professora Cinthya Iamile e o médico veterinário do Biotério Central, Marcus Vinicius Alves da Silva, participaram do V Simpósio Concea (Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal) e do III Encontro Regional de Ceuas (Comissões de Ética no Uso de Animais), realizado na Universidade de Brasília. Os representantes reuniram-se com a coordenação do conselho para falar sobre as medidas que a Ufam vem tomando a fim de regularizar sua situação frente ao órgão quanto ao uso de animais vertebrados nas atividades de ensino e pesquisa.

De acordo com a professora Cinthya, o principal objetivo dos eventos era atualizar todos os membros das Ceuas do Brasil sobre as normativas e prazos de regulamentação bem como esclarecer dúvidas dos participantes em torno das temáticas sobre o bem estar animal. “Nós tivemos esses encaminhamentos para a resolução de cuidados, de indicações de representantes para cada área, então, nós já vamos credenciar algumas unidades que não estavam credenciadas no sistema do Concea para que fiquem claras quais são as áreas que usam no âmbito da Ufam tanto para o ensino quanto para a pesquisa”, informou a coordenadora da comissão.

Sobre a regularização da Ufam junto ao Concea, a professora declara que receberam várias orientações, muito positivas, para a resolução do problema.  “Estamos respondendo cada ponto solicitado. O foco principal é a regularização de todas as unidades, setores, laboratórios que usem animais para o ensino e a pesquisa. Teremos cerca de 30 dias [de prazo]”, detalha.

Segundo Iamile, umas das etapas que serão realizadas é a organização do curso de capacitação para todos os pesquisadores docentes e discentes, de graduação e de pós-graduação, que usam ou irão usar animais na experimentação ou no ensino. “A Ufam vai se juntar ao Inpa, à Fiocruz e ao Ifam para fazermos um grande encontro e um curso de capacitação nas diversas áreas de expertise dos projetos que existem dentro do âmbito da Ceua. Não dá para trabalhar sozinho, então, nós vamos fazer uma força-tarefa”, revelou.

*Legenda foto: Da esq. para a dir., a professora Cinthya Iamile, a presidente do Concea, Kátia de Angelis, e o veterinário Marcus Vinicius Silva.