Página inicial > Notícias >   Projeto ‘Life Sign Project’ da FM está entre os melhores do mundo no controle de doenças cardiovasculares e recebe homenagem e menção honrosa da Universidade de Harvard

Acessos: 1185

O Projeto de Pesquisa ‘Life Sign Project’ está entre os melhores do mundo no controle de doenças cardiovasculares, sendo o quarto melhor projeto nesse quesito. A competição aconteceu nos últimos dias 20 e 21 de abril de 2023, na Universidade de Harvard/ Health Systems Innovation Lab (Laboratório de Inovação em Sistemas de Saúde). O Hackathon (competição) internacional teve como objetivo criar soluções inovadoras que melhorassem o sistema de saúde e a qualidade de vida de pacientes na América Latina.

A competição envolveu 166 projetos de pesquisa de todo o mundo, ficando entre os finalistas, sendo o 4º melhor projeto (mundial). A cerimônia de premiação ocorreu de modo híbrido que contou com a participação do presidente da Liga Acadêmica de Cirurgia Robótica e Inovação (Lacri), José Trajano Feitosa Filho,  vinculado à Faculdade de Medicina/Ufam, juntamente com a vice-presidente, Janaína de Oliveira e Castro, os quais receberam homenagem e menção honrosa concedida pela Universidade de Harvard.

Essa é a terceira edição dessa competição promovida pelo HSIL, sendo a sede da competição em Boston, e outros centros secundários espalhados pelo mundo, como também aberta a participantes que não poderiam viajar, via Zoom. No Brasil, o centro foi em São Paulo na Fundação Getúlio Vargas (FGV). “Nós participamos, como disse anteriormente, de modo virtual pelo ZOOM. Passamos por várias entrevistas com os experts da Universidade de Harvard e profissionais de outros centros de desenvolvimento de tecnologia médica ou hospitais referencia nos USA”, destacou.

Tendo em vista a elevada prevalência de doenças cardiovasculares (chegando a 30% dos homens e 23% das mulheres), assim como a destacável baixa adesão ao tratamento (e consequente controle dessas doenças, piora do quadro de saúde e morte evitável), foi utilizado para solucionar o que há de mais moderno em tecnologia de comunicação via satélite de baixo custo, sensores automáticos e uma plataforma descentralizada que permite que cada paciente não só seja coberto pela rede, mas também seja parte dela (funcionando como ponte para conectar os próximos pacientes à nossa rede que sincroniza os dados de sinais vitais e envia para os profissionais de saúde designado e que  já cuidar daquela área específica.

“O projeto foi, inclusive, compartilhado no site da Universidade e em todas as redes sociais, além de termos recebido suporte posterior à competição para aperfeiçoamento. Atualmente, estamos na capa do site do Harvard Health Systems Innovation Lab, completou Jose Trajano, discente do 11° período de Medicina.

“O projeto de pesquisa Life Sign Project objetiva conectar pacientes hipertensos aos times de saúde em áreas remotas por meio de uma rede autônoma e descentralizada movida a energia solar e uma plataforma de saúde que permite o compartilhamento dos dados com o time de saúde responsável por esses pacientes e recepção de feedbacks usando barcos que passam pela região conexões via satélite” completou o presidente da Lacri.

Para o presidente da Lacri, atualmente, vivemos em um mundo com rápidas e disruptivas mudanças onde inovação é essencial e pode guiar a forma como pavimentamos o futuro. Tendo isso em vista, a LACRI busca ativamente fazer parte dessa construção de um futuro melhor. Fomos a primeira Liga Acadêmica de Cirurgia Robótica e Inovação do Brasil e permanecemos a única também com enfoque em inovação na região Norte, Nordeste, Centro-oeste.

Link do Harvard Health Systems Innova5on Lab:

Site da Liga Acadêmica: www.lacriam.com.br