Página inicial > Notícias > Docente da FES propõe em pesquisa de pós-doutorado a clusterização do Polo Industrial de Manaus

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

O professor da Faculdade de Estudos Sociais (FES) da Universidade Federal do Amazonas, Antônio Jorge Cunha Campos, teve artigo publicado na Revista Internacional de Gestão, Direito e Turismo (GESTIN) de Portugal, em que faz uma análise de clusterização, a partir do modelo utilizado na Alemanha e na França, e propõe a adoção do sistema ao Polo Industrial de Manaus (PIM) com uma nova estratégia econômica e produtiva com ênfase no desenvolvimento tecnológico e conquista de novos mercados.

A pesquisa, realizada no último ano (2022), teve como objetivo a obtenção do titulo de pós-doutorado pelo docente, mas também a ideia de propor um modelo para o PIM, a partir da análise de modelos europeus de sucesso, que transformasse o modo produtivo. O trabalho foi desenvolvido na área de Gestão na Universidade de Coimbra de Portugal e, após a conclusão, foi publicado na revista científica GESTIN, com o título ‘A clusterização na Alemanha e na França: impacto para o Polo Industrial de Manaus-AM (Brasil)’. A pesquisa bibliográfica abordou as experiências da Alemanha e da França quanto à utilização de clusters como estratégia para promover o desenvolvimento tecnológico e econômico.

A partir destas experiências o docente apresentou sugestões para a clusterização do Polo Industrial de Manaus (PIM) a partir do período entre o ano de 2000 a 2022. As pesquisas foram realizadas na Plataforma Scopus, Web of Science e B-On, bem como em sites oficiais da União Europeia, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico-OCDE, do governo francês e alemão.

“Muitos fatores inerentes à implantação de um cluster, tais como aglomerado industrial, pesquisa e desenvolvimento, linhas de financiamento, universidades e centros de pesquisas já existem no PIM. Outros fatores necessários à clusterização ainda precisam ser corrigidos como: a falta de cooperação entre as empresas do PIM, as universidades, os gestores públicos e os centros de pesquisas. Razão pela qual se apresentam no presente artigo sugestões visando à transformação do PIM em cluster”, destacou o pesquisador Jorge Campos.

Conceitualmente Cluster significa aglomeração, união. A proposta de implantação de cluster no PIM esbarra no modelo produtivo existente, como também em vários aspectos que precisam ser superados.

Segundo o professor, as sugestões apresentadas são apenas o início de um grande debate em torno do tema de clusterizacão do PIM. Muitos desafios culturais, legais, estruturais, financeiros, educacionais, éticos e políticos terão de ser superados. E uma batalha que, supõem-se, vale o esforço pelos resultados que podem ser colhidos e entregues a sociedade, dentre eles: a consolidação do PIM enquanto instituição de fomento ao desenvolvimento regional; a geração de mais postos de trabalho; a formação de pessoal altamente qualificado; o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida; a internacionalização dos produtos fabricados no PIM; maior competitividade do Brasil no cenário internacional; o surgimento de spin off em áreas especificas de inovação, entre outros.

Perfil

Pós-doutorado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Portugal-2022). Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998).