Página inicial > Notícias > Docentes da Ufam sindicalizados(as) à ADUA votam para escolha da nova  diretoria do ANDES-SN e Crad nos dias 10 e 11 de maio

Acessos: 779

Nos dias 10 e 11 de maio, os e as docentes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sindicalizados(as) à ADUA, irão às urnas para escolher mais integrantes para o Conselho de Representantes das Unidades (Crad) para o biênio 2022-2024 e a nova Diretoria do ANDES-SN (gestão 2023-2025). Serão distribuídas 12 urnas entre os campi de Manaus, Parintins, Coari, Itacoatiara, Benjamin Constant e Humaitá.

As urnas ficarão localizadas da seguinte forma: Urna 1 – (Medicina e Odontologia); Urna 2 (Enfermagem); Urna 3 (FCA, ICB, Fapsi, FEFF e FCF); Urna 4 (Faced e FES); Urna 5 (IFCHS, FIC, Flet e Faartes); Urna 6 (FD, ICE, FT e Icomp); Urna 7 (Icet); Urna 8 (ISB); Urna 9 (Icsez); Urna 10 (IEAA); Urna 11 (INC); e Urna 12 (sede da ADUA – para aposentados/as). Nas unidades com três turnos, as urnas ficarão disponíveis das 09h às 20h, e nas demais das 09h às 17h.

Os(As) eleitores(as) receberão duas cédulas eleitorais: uma para a escolha da Diretoria do ANDES-SN e outra para o Crad, onde houver. A cédula para a Diretoria conterá as chapas registradas, com os seus nomes. Ao lado do nome de cada chapa haverá um retângulo em branco onde o eleitor assinalará a sua escolha. A cédula para o Crad trará os nomes dos(as) candidatos(as) inscritos(as) por unidade.

Podem votar os(as) docentes sindicalizados(as) à ADUA até o dia 09 de fevereiro de 2023 e que estiverem em dia com suas contribuições mensais até 11 de março do mesmo ano. Confira a lista dos(as) aptos a votarem nesta eleição aqui.

Chapas

As chapas concorrentes à Diretoria do Sindicato Nacional são: 1 - “ANDES pela base: ousadia para sonhar, coragem para lutar”; 2 - “ANDES-SN Classista e de Luta”; e 3 - “Renova ANDES”. Além da Ufam, as votações irão ocorrer em todas as demais universidades brasileiras, institutos e Cefets vinculados ao Sindicato Nacional.

De continuidade à atual gestão, a Chapa 1 tem como candidato a presidente o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Gustavo Seferian, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O programa da “ANDES pela base: ousadia para sonhar, coragem para lutar” e os demais materiais podem ser acessados em www.chapa1andespelabase.com.

Oposição à direção, a Chapa 2 traz como candidato a presidente o professor da Universidade Federal do Amapá (UFAP), André Guimarães, professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap). O programa da “ANDES-SN Classista e de Luta” e os demais materiais podem ser acessados em chapa2andessn.wixsite.com/classistaedeluta.

Também de oposição a gestão atual, a Chapa 3 apresenta como candidato a presidente o professor da Universidade de Brasília (UnB), Luis Antônio Pasquetti, professor da Universidade de Brasília (UnB). O programa da “Renova ANDES” e os demais materiais completos podem ser acessados em renovaandes.com.br.

Crad

Os(As) candidatos(as) a participarem das Eleições Complementares do Crad serão definidos no dia 5 de maio (sexta-feira), dia em que encerra a inscrição que pode ser feita preenchendo o  formulário disponível aqui. Em seguida, o documento deve ser enviado para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Nesta etapa podem se inscrever docentes sindicalizados(as) à ADUA das Faculdades de Ciências Biológicas (ICB), Ciências Exatas (ICE), Computação (Icomp), Enfermagem (EEM), Medicina (FM), Ciências Farmacêuticas (FCF), Odontologia (FAO), Direito (FD), Estudos Sociais (FES), Psicologia (Fapsi), Artes (Faartes), Educação Física e Fisioterapia (Feff), Letras (Flet), Tecnologia (FT), Ciências Agrárias (FCA) e dos Institutos de Itacoatiara (Icet) Parintins (ICSEZ) e Coari (ISB).

Primeira etapa

A Eleição Complementar foi convocada em razão do não preenchimento de todas as vagas disponíveis na primeira etapa, ocorrida em novembro de 2022.

O Crad, atualmente, é composto por: Gladson Rosas Hauradou, do ICSEZ /Parintins; Marcelo Dayron Rodrigues Soares e Douglas Ferreira de Paula, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/ Humaitá); Max de Souza Pinheiro e Solano da Silva Guerreiro, do Instituto de Natureza e Cultura (INC/ Benjamin Constant); Charles Maciel Falcão, do ISB/Coari.

Também integram o Crad Rosana Barbosa de Castro Lopes (FCA); Marcelo Bastos Seráfico de Assis Carvalho e Andreza Gomes Well (IFCHS); Ely Sena De Almeida (FT); Guilhermina de Melo Terra e Ivânia Maria Carneiro Vieira (FIC); Rita Floramar Fernandes dos Santos e Rosejane da Mota Farias (Faced); Robert Langlady Lira Rosas (Flet); Ida de Fátima de Castro Amorim (FEFF).

Compete ao Crad discutir sobre problemas de interesse dos sindicalizados e das sindicalizadas à ADUA, encaminhar sugestões aos outros órgãos diretivos da entidade e dar parecer sobre matérias que devem ser objeto de deliberação da Assembleia Geral, além de formular as políticas gerais e específicas da Seção Sindical, conforme o regimento da entidade.

Fonte: ADUA