Página inicial > Notícias > FES e CED iniciam I workshop de capacitação e integração da equipe do curso de Gestão

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

A Faculdade de Estudos Sociais (FES) e o Centro de Educação a Distância da Ufam (CED) promovem o I Workshop de Integração e Formação de Profissionais que atuam no curso tecnólogo em Gestão Ambiental na modalidade EAD. O evento teve início na manhã desta quinta-feira, 4, e segue até a sexta-feira, 5, no Auditório Rio Amazonas, da FES, situado no setor Norte do campus universitário de Manaus.

O evento foi desenvolvido para capacitar os tutores e coordenadores dos polos de educação a distância nos municípios do estado do Amazonas onde o curso será ministrado. Ao todo, 25 localidades aderiram à proposta do CED para oferecer o curso, disponibilizando dois profissionais para atuarem como coordenador e tutor da atividade. O curso de Gestão Ambiental surgiu como resultado do Programa Reuni Digital, do Ministério da Educação, cujo objetivo é expandir o ensino online nas universidades federais.

“Nós criamos o curso aqui na Faculdade de Estudos Sociais em parceria com o Centro de Educação a Distância. A gente ofereceu o curso para os 62 municípios, 25 aderiram”, informa o coordenador do curso e do evento, professor Jurandir Dutra. “Os participantes do I Workshop foram capacitados por um curso a distância agora no mês de março sobre como deveria ser a atuação do coordenador e do tutor do polo. Para concluir essa segunda parte da formação, estamos realizando esse encontro aqui. Então, eles vieram para finalizar esse processo de formação e ter um momento de integração e socialização com toda a equipe envolvida no curso”, completou.

O primeiro dia de atividades do evento iniciou com a abertura oficial tendo a participação dos professores João Victor Rodrigues, diretor do CED, Luiz Augusto de Carvalho, diretor da FES, Armando Sousa Júnior, chefe do Departamento de Administração, Jurandir Dutra, coordenador do curso de Gestão Ambiental, da professora Cristiane Brandão e do coordenador de Ensino do CED, Afrânio Neves Júnior. “Vocês que estão aqui hoje são o elo extremamente importante para que as coisas possam acontecer. Não adianta a gente ter o desejo de levar um curso para o município de vocês, ter uma população com grande desejo de estudar, se a gente não puder contar com a parceria e o trabalho de vocês em todas essas ações”, expôs o professor João Victor Rodrigues, diretor CED, em seu pronunciamento. “Eu acredito que esse momento será o primeiro para oportunizar muitas trocas de saberes e muito crescimento profissional”, disse.

Já o professor Luiz Augusto de Carvalho, diretor da FES, celebrou a realização da atividade e do curso de Gestão Ambiental. “Eu considero que gestão ambiental é a construção do futuro porque não tem como dissociar o futuro da humanidade, das organizações, dos locais, qualquer tipo de ação que você possa intentar transparecer ou transportar sem esse estudo, é a importância da ciência para isso. A gestão ambiental é onde nós vamos derrapar ou construir um progresso e uma prosperidade”, declarou.

Após a abertura, foi realizada a primeira palestra do dia ministrada pelo gestor ambiental do Instituto Acariquara, Ademar Vasconcelos, o qual abordou o tema “O papel do gestor em tecnologia ambiental”. “O profissional de tecnologia em Gestão Ambiental atua tanto nos níveis mais estratégicos quanto nos mais operacionais, mas é ele quem executa o dia a dia da empresa, da prefeitura, da faculdade, da organização da sociedade civil”, expressou Vasconcelos. Ao mencionar os desafios da categoria, o palestrante citou a pouca presença de profissionais no Amazonas e a concentração dos que existem em alguns municípios do Estado, além de apresentar propostas que contribuam para o desenvolvimento do Amazonas com a preservação ambiental. “O gestor ambiental terá esse papel fundamental de olhar a questão entre o tripé sustentabilidade, desenvolvimento econômico mais a manutenção dos ecossistemas, então esse é o primeiro desafio. Como esses discentes vão produzir essas soluções para manutenção da floresta em pé? E, é claro, que uma ação como essa do CED, como vocês estão dentro dos territórios, vai produzir justamente a capacidade instalada no estado do Amazonas”, ressaltou.

A programação segue durante à tarde com dinâmicas de integração e acolhimento, momento cultural, metodologias ativas e debate. Para a sexta-feira, estão previstas a realização de três sessões com temas distintos e debates.