Página inicial > Notícias > E-book mapeia e descreve a evolução das prevalências de obesidade no Amazonas

E-book mapeia e descreve a evolução das prevalências de obesidade no Amazonas

Acessos: 982

E-Book intitulado ‘Atlas da Obesidade no estado do Amazonas: histórico de uma década’  é um dos resultados da dissertação do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (PPGCIS/Ufam), da mestra Lorena do Nascimento Costa.

De acordo com a professora Rosana Moysés do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina (FM/Ufam), o E-Book foi construído em parceria com docentes da FM e do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Publicado pela Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua/Ufam), o E-Book fortalece e divulga a investigação científica, valorizando o papel dos órgãos institucionais no apoio às pesquisas desenvolvidas na pós-graduação.

Segundo Rosana Moyses, a dissertação originou o E-book, cujo tema "Gestão e cuidado da obesidade pelas equipes de atenção primária: uma descrição dos municípios do Amazonas", teve financiamento para sua realização adveio do Projeto ‘Enfrentamento e controle da obesidade no âmbito do sus no Amazonas’, acrônimo OBESUS, coordenado pelo Dr. Bruno Mendes Tavares, do ICB,  aprovado por meio da Chamada CNPQ/MS/SAS/DAB/CGAN Nº 26/2018 - Enfrentamento e Controle da Obesidade no Âmbito do SUS, com financiamento do Ministério da Saúde e do CNPq.

Sinopse do E-book:

A obesidade está entre as principais condições da carga global de morbidade no mundo e no Brasil. Também é um importante problema de saúde pública. Desenvolvido a partir da coleta de dados secundários de bases públicas, este atlas mapeia e descreve a evolução das prevalências de obesidade no Estado do Amazonas, por fases de vida: em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Descreve ainda variáveis demográficas e dos serviços de saúde nas 9 regiões de saúde do estado do Amazonas, no período de 2012 a 2021, objetivando proporcionar melhor planejamento do cuidado da obesidade no Estado. Este atlas é resultado do projeto de pesquisa Enfrentamento e Controle da Obesidade no Âmbito do SUS no Amazonas, financiado pelo MS/SAS/DAB/CGANCNPq/MS/SAS/DAB/CGAN Nº 26/2018.

Link para acesso ao E-Book: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6622