Página inicial > Notícias > Podcast de Jornalismo da Ufam lança terceira temporada com tema “Empreendedorismo em Tela”

Acessos: 552

A nova edição apresenta diferentes experiências e visões sobre carreira profissional e possibilidades de empreendimentos em Comunicação

A terceira temporada do podcast Apoena (traduzido da língua tupi-guarani “aquele que enxerga longe”) está disponível gratuitamente no Spotify. Com o tema “Empreendedorismo em Tela”, a edição tem três episódios e reúne empreendedores das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil que contam suas histórias, dão dicas para quem deseja abrir o próprio negócio e discutem o papel da Universidade na formação de novos profissionais e de suas carreiras.

O podcast é um projeto laboratorial do curso de Jornalismo, vinculado à Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (Fic/Ufam). A nova temporada também conta com versão em videocast, com acesso pelo YouTube.

Segundo o professor de Jornalismo e coordenador do projeto, professor Rafael Sbeghen Hoff, o objetivo do Apoena é trazer contribuições e embates discursivos sobre as novas percepções do empreendedorismo na Comunicação e apresentar novas formas de pensar a carreira profissional:

“Atualmente, as universidades públicas e privadas formam uma quantidade considerável de novos profissionais, que, infelizmente, nem sempre encontram oportunidades satisfatórias no mercado profissional, ou não se adequam às rotinas existentes. Além disso, muitos alimentam o sonho de sustentabilidade econômica e autogestão para suas vidas. Então, o objetivo do Apoena é verificar se empreender, na prática, é igual para todos, se vale a pena e o que isso exige para se tornar realidade”, destacou.

A entrevistada do primeiro episódio é da economista, consultora e professora da Universidade de Rio Verde (UniRV), Ana Maiara Pereira que apresenta o trabalho da Área64, um coletivo que visa fortalecer o ecossistema de negócios inovadores e startups na região Sudoeste de Goiás.

O convidado do segundo episódio é Thiago Briglia, diretor de cinema na Platô Filmes, uma produtora audiovisual de Roraima que durante o bate-papo englobará os desafios do cinema no Norte, as formas de inovação para se manter vivo no mercado, e as expectativas de Briglia sobre o audiovisual para além do Sudeste do Brasil.

O último entrevistado é o jornalista amazonense Gabriel Veras, cofundador da Abaré Escola, uma instituição que visa levar educação midiática para todas as classes sociais. Em sua participação, Veras conta a história do empreendimento, os desafios para começar do zero, formas de monetização e várias percepções que teve ao longo de sua jornada.

Ainda segundo Hoff: “a ordem não é superestimar o empreendedorismo, mas tratá-lo como uma alternativa que pode dar certo e ser mais satisfatória do que um emprego tradicional”.

Nesta temporada, a direção foi feita pelo professor Rafael Sbeghen Hoff, enquanto o time de captação, edição e veiculação de conteúdos foi composto pelos jornalistas em formação João Oliveira, Luciano Cunha, Mateus Leiros, Vinicius Alexandre e Vinicius Souza, com contribuição especial da relações-internacionais Andressa Diógenes.