Página inicial > Notícias > Projeto Cidadania Digital do Icsez visita Associação Amazon Koutakukai

Projeto Cidadania Digital do Icsez visita Associação Amazon Koutakukai

Acessos: 319

Membros da equipe do projeto de pesquisa Cidadania Digital, do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez), visitaram na última semana (27/04) a Associação Amazon Koutakukai, em Manaus. A coordenação do projeto, acompanhada pelos discentes de Parintins, se reuniu com o diretor da associação Koutaku Valdir Hicashi Sato, entrevistado sobre a saga dos Koutakusseis no Amazonas.  A narrativa dos Koutakusseis em terras amazonenses, em especial em Parintins, é um dos eixos temáticos do projeto Cidadania Digital, que firmou parceria com a Associação Nipo Brasileira de Parintins (ANBP) com o objetivo de promover uma memória digital da imigração japonesa no Estado. No município, a equipe do projeto vai atuar junto à comunidade na produção e difusão das narrativas nipônicas por meio de produtos midiáticos e artísticos.

Os Koutakusseis são imigrantes japoneses que vieram para o Amazonas na década de 1930, a partir do tratado de amizade entre o Japão e o Brasil, especificamente para Parintins. A primeira turma dos Koutakusseis chegou a Parintins em 1931, fixando-se na região que hoje é conhecida como Vila Amazônia, situada no interior do município. “O projeto de Cidadania Digital não visa funcionar como um mero porta-voz dessas narrativas, mas trabalhar junto com esses atores sociais, com os donos dessas histórias, num processo de produção compartilhada de conhecimento, colaborativo e conectivo. A ideia é construir uma grande memória digital em forma de site, que reúna produtos diversos que representem, ao menos em parte, a diversidade cultural do Baixo Amazonas”, explica a professora do curso de Jornalismo (Icsez/Ufam) Marina Magalhães, coordenadora do projeto.

Para o coordenador da Amazon Koutakukai, Valdir Hicashi Sato, o projeto dos foi necessário para o desenvolvimento de Parintins e de outras regiões em que foi desenvolvido. Por isso, a Amazon Koutakukai desenvolve atividades para manter viva a memória e história de seus ancestrais. “É importante deixar registrada a nossa história, a história dos nossos pais, por isso nós lançamos um livro. Conhecemos muitas histórias, mas não estavam registradas. Agora estamos registrando e recuperando fotos, documentos e tudo o que for necessário para manter viva a história dos Koutakusseis”, disse.

Sato reforça ainda que a parceria entre a Ufam e a Associação Nipo Brasileira de Parintins é uma união importante para o trabalho de manutenção e valorização da cultura e história dos Koutakusseis no Estado. “A Ufam tem um respeito muito grande por parte da população, então fiquei muito alegre de ver uma universidade com credibilidade chegar para somar com o trabalho que desenvolvemos em Parintins e Manaus, especialmente para nos ajudar a manter viva a história dos Koutakusseis no Amazonas”, declarou.

O projeto Cidadania Digital tem como instituição executora a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no âmbito do Grupo de Pesquisa Visualidades Amazônicas (VIA/CNPQ), e resulta de uma parceria com o Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA/USP) e a Universidade Federal de Goiás, entre outras instituições parceiras. A pesquisa é financiada pelo Edital Humanitas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

*Texto e foto: Sebastião Nascimento