Página inicial > Notícias > CineDaest exibiu na útima sexta-feira, 28 de abril, o documentário ‘O Território’

Exibição faz parte da programação em alusão ao Dia dos Povos Originários

Foto: Bianca Reis

Na tarde desta sexta-feira (28/04), o Departamento de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Amazonas (Daest-Ufam) realizou sessão de cinema especial em alusão ao Dia dos Povos Originários, que ocorreu no dia 19 de Abril, com a exibição do documentário “O Território”.

A sessão - que foi realizada no Auditório Professor Altair Fernandes, localizado no terceiro andar do Instituto de Ciências Biológicas da Ufam (ICB) - faz parte do projeto CineDaest, que propõe ser uma forma de acesso à cultura para os alunos dentro da universidade, além de promover debates relevantes para a sociedade acadêmica.

O filme escolhido para o CineDaest de abril, “O Território” é um documentário de coprodução brasileira e alemã que apresenta a realidade de um dos povos nativos da Amazônia brasileira, que luta contra o desmatamento causado por fazendeiros e posseiros ilegais. Após a reprodução do documentário foi proposto um debate entre os alunos sobre a luta e resistência dos povos indígenas. Dara Campos, aluna do curso de Psicologia da Ufam, destacou durante o debate a sua experiência positiva com o projeto.

Contou como se emocionou durante o filme por se tratar de uma temática atual. “Me emociona muito essa questão de a gente ainda não conseguir entender a importância que é cuidar e defender a luta dos povos indígenas”. Segundo Analice Freitas, assistente social do setor, o projeto é importante para a sociedade acadêmica. “Estimular o reconhecimento da formação da população acadêmica através da sociodiversidade do cinema e do debate é promover um espaço de diálogo seguro na perspectiva do respeito e igualdade”, afirmou.

Link da foto: https://www.dropbox.com/s/kuqvq7vb4r00iyk/28%20de%20Abril%20de%202022.jpg ?dl=0