Página inicial > Notícias > 8° CDMICRO encerra com homenagem e premiação dos melhores trabalhos

8° CDMICRO encerra com homenagem e premiação dos melhores trabalhos

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom Ufam

O evento busca estimular a interação entre pesquisadores, estudantes e gestores nas áreas ambientais, de saúde, ciência e tecnologia, promover a difusão de novos conhecimentos e discutir o que há de mais moderno para o desenvolvimento pelo conhecimento científico da Diversidade Microbiana da Amazônia.

Aconteceu no final da tarde desta quinta-feira, 27, a cerimônia de encerramento do 8° Congresso sobre Diversidade Microbiana da Amazônia (CDMICRO) ocorrido no auditório Sumaúma da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas, Setor Sul do Campus Universitário.  Ao todo, 190 trabalhos de pesquisa de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) foram premiados.

A coordenadora pela Ufam, professora Jânia Lília da Silva Bentes Lima, avaliou de forma positivo o evento, em que todas as atividades da programação transcorreram harmoniosamente, fazendo do congresso ações profícuas com perspectivas para o avanço da ciência na Amazônia. “Nós conseguimos cumprir com toda a programação em que foram apresentados cerca de 190 trabalhos, premiando as melhores pesquisas, de acordo com seus eixos temáticos.

“Foi surpreendente a participação do público que acompanhou todas as etapas de realização até o  seu encerramento, com a presença massiva no auditório, enfim, evento de muito sucesso e vamos repetir este sucesso em outras edições”, expôs a docente Jânia Lima.

Integrante da Comissão Organizadora e pesquisadora da Fundação de Medicina Tropical, Katia Santana Cruz, disse que há dois anos, o congresso vem sendo organizado, durante esse tempo transcorreram-se vários acontecimentos internos, mas que isso não abalou a sua organização. Kátia Cruz destacou o trabalho da professora Jânia Lília pelo desempenho à frente da organização do evento com competência e seriedade. “Jânia Lília se doa por completo desenvolvendo as atividades com carinho e dedicação”, completou.

Durante a cerimônia de encerramento, o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Luadir Gasparotto, recebeu homenagem pelo seu compromisso e dedicação à ciência na Amazônia. Segundo ele, nada se conquista de forma isolada, se conquista de forma coletiva e está consciência vem desde de tempos remotos.

Para Maria Aparecida de Jesus, pesquisadora do Inpa e integrante da Comissão Organizadora, o Congresso foi bem divulgado que resultou no aumento de inscrições refletido com a participação de pesquisadores de todo o país. “O diferencial nessa edição é a vinda de pesquisadores de todo o país em que estiveram acompanhando com interesse as apresentações (oral/Banner) das pesquisas”, disse a pesquisadora que acredita que na próxima edição, pensa-se em ampliar o evento, realizando-o em nível nacional”.

Sobre o 8°CDMICRO

A Amazônia é dotada de grandiosa diversidade microbiana, contudo a maioria desses microrganismos ainda é desconhecida. Nas últimas décadas, parte dessa comunidade microbiana tem sido estudada através das diversas instituições de ensino e pesquisa que desenvolvem estudos e processos tecnológicos sobre o bioma mais importante do planeta. Esses estudos podem contribuir para o progresso científico e ganhos na qualidade de vida da população. E, no intuito de proporcionar um ambiente de discussões e aprendizado aos profissionais que desenvolvem atividades direta ou indiretamente com essa diversidade microbiana será realizado o 8º Congresso sobre Diversidade Microbiana da Amazônia: Desafios e Oportunidades.