Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ciência e Diretrizes Curriculares de Jornalismo são debatidas no 3º dia de Enejor e Conjor em Manaus
Início do conteúdo da página

Ciência e Diretrizes Curriculares de Jornalismo são debatidas no 3º dia de Enejor e Conjor em Manaus

Acessos: 944

O congresso encerra nesta sexta-feira, 28, com palestras, conferências e premiações

Texto: Cristiane Barbosa (professora do curso de Jornalismo da FIC/Ufam)

Na manhã desta quinta-feira, 27, o 22º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEjor) e 3° Congresso de Jornalismo da Amazônia (CONjor) receberam em sua programação palestras e discussões mediadas por profissionais renomados nacionalmente, que abordaram as temáticas do Jornalismo Científico e Ambiental no Brasil e também as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso.

Na primeira parte da programação, o painel coordenado pela professora Cristiane Barbosa (FIC/Ufam) contou com as participações do professor Allan Rodrigues (FIC/Ufam), do professor Guilherme Gonçalves de Carvalho (Uninter/UEPG) e da professora Lisbeth Oliveira (UFG) para tratar de urgências e dificuldades do ensino de jornalismo científico e ambiental.

O líder do Grupo de Pesquisa Trokano, Allan Rodrigues, discursou sobre as iniciativas de pesquisa sobre ciência e meio ambiente e destacou ainda, a importância da prática científica que se comunica: “de nada adianta um avanço científico se ninguém ficar sabendo dele, se a sociedade não souber, não tem como melhorar a sua vida”, afirmou o professor.

Já o professor Guilherme Gonçalves, abordou principalmente os desafios enfrentados pelos jornalistas no desenvolvimento da prática no mercado e meios para contornar a problemática. “Um dos desafios de fazer o jornalismo científico está relacionado com a audiência, porque de fato o jornalismo científico não está entre as editorias mais lidas, não é o jornalismo mais querido de modo geral pelo público brasileiro”, destacou.

No segundo momento, o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Eduardo Meditsch , trouxe um momento de reflexão para a comunidade acadêmica sobre a história das Diretrizes do Ensino de Jornalismo e também das possibilidades de repensá-las. Ele comentou também, sobre como o jornalismo está ficando cada vez mais velho, pois não leva em conta o público jovem. "Nós temos um problema de comunicação do jornalismo com a população e muito da crise do jornalismo se deve a isso. Temos que encarar esses problemas, a perda do público jovem e a perda do público popular”, concluiu.

O encerramento do congresso ocorre nesta sexta-feira, 28 com palestras, conferências e premiações. 

Enejor e Conjor

Os dois eventos são organizados pelo Grupo de Pesquisa Trokano da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam) e pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej).

Os eventos, que atraíram cerca de 400 participantes de todo o País, acontecem até hoje, 28, em Manaus. Tanto o Enejor quanto o Conjor acontecem de forma presencial nos campus da Ufam, Centro Universitário Fametro, Uninorte e Faculdade Boas Novas (FBN) (conforme a programação), com transmissão ao vivo pelo Youtube, no canal do Portal da Ciência (@portaldaciencia6907).

registrado em:
Fim do conteúdo da página