Página inicial > Notícias > Projeto Cidadania Digital do ICSEZ firma parceria com o Instituto Cultural Ajuri

Por Sebastião Nascimento – Bolsista de Apoio Técnico Fapeam

Colaboração envolve atividades de comunicação, oficinas de capacitação na produção de conteúdo e registro de memórias dos povos indígenas e quilombolas

O projeto Cidadania Digital acaba de firmar parceria com o Instituto Cultural Ajuri (INCA). Professores, técnicos e alunos do curso de Comunicação Social/Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/Ufam), irão atuar junto a comunidades quilombolas e indígenas que integram o INCA, para desenvolver oficinas de capacitação de mídias digitais e produção audiovisual que objetivam contribuir para a difusão das narrativas destas comunidades.

Para o coordenador do Instituto Cultural, Marcos Moura, a nova cooperação entre a Universidade e as comunidades é motivo de celebração. “É uma alegria firmar essa parceria entre a Universidade Federal do Amazonas e o Instituto Cultural Ajuri, que desenvolve, entre outros projetos, o da Escola Afro-amazônica, voltado para a promoção das histórias e culturas afro-brasileira e indígenas”.

Entre as ações do Instituto Ajuri estão oficinas e atividades com comunidades no Baixo Amazonas, em especial indígenas e quilombolas do Rio Andirá. “As oficinas voltadas para questões digitais vão somar muito nas lutas dos povos originários, dos povos tradicionais e dar a visibilidade que essa parcela da população amazônica precisa ter, de acessar os meios digitais que registrem sua memória, de divulgação de suas demandas e bandeiras. Certamente é um projeto de cidadania, então, a gente só tem a comemorar essa parceria que se inicia”, afirma Marcos Moura.

A professora do curso de Comunicação Social (ICSEZ/UFAM) Marina Magalhães, coordenadora do projeto de Cidadania Digital, reforça que a extensão é uma das bases de atuação da Universidade. “Precisamos cruzar os muros das instituições, dos laboratórios e salas de aula e servir à comunidade, em especial aos povos em situação de vulnerabilidade social ou que precisam constantemente demarcar os seus direitos. É tempo de valorizar os saberes tradicionais, contribuir para a circulação das suas narrativas e aprender que o conhecimento se constrói de forma compartilhada”.

O projeto Cidadania Digital tem como instituição executora a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no âmbito do Grupo de Pesquisa Visualidades Amazônicas (VIA/CNPQ), e resulta de uma parceria com o Centro Internacional de Pesquisa ATOPOS (ECA/USP) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), entre outras instituições parceiras. A pesquisa é financiada pelo Edital Humanitas – Edital 05/2022 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).