Página inicial > Notícias > Jornalismo Indígena: projeto de extensão da Ufam realiza oficina de fotografia no Parque das Tribos

Acessos: 561

O projeto “Jornalismo Indígena” finaliza sua 6ª oficina intitulada “Fotografia”, ministrada pela professora Camila Leite de Araújo, docente da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam).

As atividades da oficina foram desenvolvidas em março e abril, concluídas na última sexta-feira,14, na comunidade Parque das Tribos, zona oeste de Manaus.

A sexta, de nove oficinas programadas, tratou inicialmente de refletir o que era a fotografia e que sensação ela transmitia na vida daquelas pessoas, foi uma oficina totalmente dinâmica e prática. Os participantes foram estimulados a montar seus cenários, utilizarem a luz ao seu favor e abusarem de suas criatividades.

A professora realizou prática de fotografia de produtos, retratos e fotografia de moda. “Estar no Parque das Tribos e conhecer alguns de seus moradores e histórias é uma experiência marcante. Mas pensar e construirmos juntos a oficina de fotografia foi um processo ao mesmo tempo, leve e rico. Também debatemos sobre a importância da fotografia e da representação para suas vidas e percepções de si. A experiência foi enriquecedora. Os membros da oficina se colocaram de forma ativa nos processos práticos e reflexivos da oficina. Pessoalmente, aprendi muito com as trocas de experiências e relatos durante as últimas semanas e me emocionei ao ver a interação entre os alunos e professores da comunidade científica e os moradores do Parque das Tribos participantes do projeto”, ressalta a professora Camila Leite de Araújo.

Para Keila Mura, da etnia mura, a oficina de fotografia conseguiu que ela refletisse aspectos da fotografia que ela não olhava antes. “Abriu um leque de opções e conhecemos novas ferramentas, está nos inspirando e fazendo um bem imenso para a gente, coisas fáceis que a gente não sabia e precisamos”, pontua ela.

Próxima oficina

A próxima oficina será ministrada a partir do dia 28 de abril, com o tema “Educação Midiática”, que será mediada pela Abaré, escola de ensino informal do jornalismo, que trazem como objetivo, ter um espaço de debate que estimule novos modelos e conteúdos jornalísticos.

Sobre o Projeto

Vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (Pibex/Proext/Ufam), o projeto “Jornalismo Indígena” será realizado no Parque das Tribos até julho de 2023.

A equipe é composta por 15 pessoas, entre lideranças indígenas, professores, estudantes e jornalistas egressos do curso de Jornalismo da FIC, além de docentes da Faculdade de Letras e Faculdade de Educação e de uma professora e estudantes do curso de Design da Faculdade Martha Falcão.

Na Ufam, o projeto é liderado pelo Mediação - Grupo de Pesquisa em Comunicação, Complexidade e Culturas, da Faculdade de Informação e Comunicação, com o apoio do Laboratório de Análise e Criação Multimídia da Faculdade de Letras e da Prefeitura do Campus, por meio da Coordenação de Transportes do Departamento de Logística e Meio Ambiente.