Página inicial > Notícias > Novos profissionais de Psicologia são apresentados à sociedade

Novos profissionais de Psicologia são apresentados à sociedade

Acessos: 904

Cerimônia foi realizada na noite de segunda-feira, 24, no Auditório Eulálio Chaves

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou na noite de segunda-feira, 24, a cerimônia de outorga de grau aos formandos do curso de Psicologia da Faculdade de Psicologia (Fapsi) da universidade do primeiro semestre do ano de 2022. Ao todo, 12 novos profissionais foram apresentados à sociedade, no Auditório Eulálio Chaves, setor Sul do campus Manaus.

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, presidiu a solenidade, acompanhado pela diretora da Fapsi, professora Ana Cristina Fernandes Martins, homenageada como paraninfa da turma. Também compuseram a mesa de honra as professoras Gisele Cristina Resende e Consuelena Lopes Leitão e o professor Walter Ubiali (In Memorian), homenageado com o nome da turma, representado por sua esposa Soraya Ubiali. “Portanto, senhores pais, amigos, conhecidos, todos que estão aqui, sintam muito orgulho desses formados agora pela Universidade. O caminho deles é o caminho do sucesso, eu não tenho dúvida em afirmar isso. Mas também precisa continuar estudando. O estudo precisa ser contínuo, ele não termina aqui”, expôs o gestor em seu pronunciamento. “Vocês são motivo de orgulho para nós e nós queremos sempre fazer com que a Universidade possa criar oportunidades para cada um de vocês”, completou.

A professora Ana Cristina Fernandes Martins, diretora da Fapsi, abordou em seu discurso os desafios que os egressos irão encontrar no mercado de trabalho e na sociedade. “Eu desejo que, nesse processo de mudança que nós estamos atravessando agora, vocês possam, então, fazer jus ao título que acabaram de receber. O profissional de Psicologia socialmente comprometido e engajado tem uma luta significativa pela frente no que diz respeito à valorização dos direitos humanos, buscando a interseção entre os direitos individuais e coletivos mediados por uma conduta ética e responsável vislumbrando assim a oferta de serviços de qualidade à saúde mental da população”, disse.

Já a vice-coordenadora, professora Consuelena Lopes Leitão, ressaltou a importância do compromisso ético no exercício profissional. “Acho importante que a gente lembre de questões éticas, que vocês deverão lembrar sempre do cuidado com o outro, sobretudo em questões éticas, para pensar a psicologia”, afirmou. “Parabéns, pessoal. Que vocês levem todos os conhecimentos que nós passamos e que a gente possa fazer uma Psicologia emancipadora”, manifestou.

Gisele Pereira da Silva foi a oradora em nome dos formados. Em seu discurso, ela discorreu acerca das dificuldades vividas e superadas nos anos de graduação, em especial a pandemia de covid-19, para destacar o compromisso da turma com o objetivo firmado de concluir o curso. “Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os docentes, coordenadores, e outros colaboradores da Ufam que dedicaram seu tempo e nos acolheram durante essa jornada”, declarou.

Confira a lista com os novos profissionais formados pela Ufam:
CURSO DE PSICOLOGIA
BEATRIZ TORRES DA SILVA