Página inicial > Notícias > Publicado Livro de Anais do Congresso Internacional de Cidadania Digital

Publicado Livro de Anais do Congresso Internacional de Cidadania Digital

Acessos: 1143

Livro eletrônico tem como tema “A comunicação da floresta e a conexão de todas as coisas” e pode ser acessado na plataforma Even, através do link  Anais III Conciddig

O Projeto de Cidadania Digital da Universidade Federal do Amazonas (Atopos/Ufam) publicou o Livro de Anais do III Congresso Internacional de Cidadania Digital (III Conciddig).

O III Conciddig foi realizado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), de 21 a 25 de novembro de 2022, nas cidades de Manaus e Parintins (AM), para promover um debate transdisciplinar em torno das tendências e características da colaboração das tecnologias digitais para o desenvolvimento de práticas cidadãs e foi coordenado pela professora Marina Magalhães, do curso Comunicação Social do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/UFAM), com o apoio dos professores Massimo Di Felice (ECA/USP) e Thiago Franco (UFG).

Incentivo à produção científica

A docente avalia o evento como um fomento importante à ciência a partir da promoção do debate internacional e do incentivo à produção de resumos expandidos, artigos, ensaios e relatos de experiência.  “Foram 54 trabalhos aprovados e publicados nos anais eletrônicos, enviados por pesquisadores de todo o país”, afirma.

Eixos temáticos

Os anais reúnem trabalhos submetidos por pesquisadores, professores, profissionais de diversas áreas, estudantes, ativistas e artistas em torno dos seguintes eixos: 1) Epistemologias reticulares: o protagonismo dos não-humanos e a comunicação pós-antropocênica; 2) Práticas de cidadania digital para se conectar com a Floresta Amazônica; 3) O local digital das culturas; 4) Net-ativismo, participação e conflitos em redes sociais; 5) Jornalismos possíveis: ecologia de traduções de mundos; 6) Tecnologias imersivas e formação no contexto da Cidadania Digital; e 7) Uma outra universidade possível.

Os trabalhos selecionados para os anais foram avaliados por uma Comissão Científica formada por professores da Ufam, pesquisadores integrados ao Centro Internacional de Pesquisa Atopos e docentes de universidades parceiras na organização do evento, tais como: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Todos foram apresentados nas mesas coordenadas do evento, quando os autores tiveram a oportunidade de debater com diversos pesquisadores.

A elaboração dos anais foi coordenada por Marina Magalhães (Ufam), Massimo Di Felice (USP) e Thiago Cardoso Franco (UFG), com a participação do bolsista de Apoio Técnico Sebastião Nascimento, vinculado ao projeto de pesquisa “Cidadania Digital”, (Humanitas/Fapeam). Este último também assina a editoração e revisão da obra, com capa de Bruno Ferreira (Atopos/USP).

Segunda obra

“As palestras e mesas redondas compostas por professores, pesquisadores internacionais, ativistas e representantes dos povos originários também resultaram em uma discussão abrangente sobre as práticas de participação e cidadania digital que será lançada em breve, em uma segunda obra, pela Editora Alameda. Estão previstas as versões livro físico e digital com distribuição para todo o Brasil”, conclui Magalhães.

Sobre o III Conciddig

A terceira edição do Congresso Internacional de Cidadania Digital promoveu, entre os dias 21 e 25 de novembro de 2022, um debate transdisciplinar itinerante entre as cidades de Manaus e Parintins (AM), com transmissão on-line e participação híbrida de professores e pesquisadores de todo o Brasil e de diversos países (Canadá, México, Argentina, Portugal e Itália). Ao todo, o evento envolveu cerca de 50 convidados e 810 participantes inscritos, com público presencial de pelo menos 700 participantes.

As apresentações das palestras e mesas redondas do evento foram gravadas e estão disponíveis no canal do Centro Internacional de Pesquisa Atopos no YouTube

O III Conciddig foi financiado pelo Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (PAREV) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).