Página inicial > Notícias > Super Tech Week 3 reúne estudantes em Manaus e Itacoatiara com palestras, workshops e apresentações de projetos

Essa foi a primeira edição realizada de forma presencial

A terceira edição da Super Tech Week (STW), realizada nos dias 3 a 5 de abril em Manaus, e nos dias 10 e 11 em Itacoatiara, promoveu palestras com profissionais e pesquisadores renomados, apresentações de trabalhos e workshops.

Após três anos de pandemia, a terceira edição da STW foi a primeira realizada de forma presencial, e contou com mais de mil inscritos, foi uma oportunidade para reunir alunos, professores e pesquisadores da área, para discutir a respeito de temas relevantes dentro do mundo da ciência e tecnologia, expor trabalhos e compartilhar conhecimento e experiências.

O evento foi promovido pelo Projeto SUPER, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com a Samsung Eletrônica da Amazônia (SEDA). Durante as ações, foram apresentados os resultados do terceiro ano do projeto que oferece oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento para 11 cursos da universidade.

Nos cinco dias, foram mais de 100 apresentações de trabalhos desenvolvidos pelos alunos do SUPER. Divididos em Trilhas de Conhecimento, essas atividades são o resultado do terceiro ano do projeto. São soluções a problemas reais da indústria, da universidade e do dia a dia dos estudantes, além de pesquisas extremamente atuais nas áreas do projeto que são: Indústria 4.0, inteligência artificial, interface com o usuário, aprendizagem de máquina, Internet das coisas, informática na educação, design de objetos, desenvolvimento web, qualidade na indústria, entre outros.

Durante o evento, teve destaque as apresentações da Task Mulheres em Steam (que se refere as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), cujo objetivo é promover a igualdade de gênero dentro da universidade, e discutir acerca das dificuldades que as mulheres da área de STEAM enfrentam, a fim de criar uma rede de apoio, e promover a permanência dessas mulheres no curso.

Além, disso, foi possível conferir as ações da Task de inglês do projeto, que promove cursos, monitorias, e dicas para quem deseja aprimorar seu inglês e realizar entrevistas de emprego, visando a capacitação dos estudantes.

Ao decorrer dos três dias de evento em Manaus, houve gravações de podcast ao vivo, para o Super Cast, o podcast do projeto Super, no estúdio montado no Centro de Convivência, foram entrevistados mais de 20 professores, para falar a respeito de suas trajetórias acadêmicas, e linhas de pesquisa.

Outro diferencial da STW foi a realização de palestras com profissionais de renome mostrando os investimentos em tecnologia na região, a importância da formação acadêmica para o mercado de trabalho. Os convidados foram: Professora Dr Tayana Conte, o Desenvolvedor Master no SiDi, Lucas Almeida da Silva, Coordenador do Time UX Design no Sidia, Alessandro Brito Dias, o professor do Instituto de Computação da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Prof. Dr. Jean Caminha e a Desenvolvedora de Software no Sidia, Evelym Vasconcelos.

Além disso, a primeira edição presencial da Super Tech Week contou também com a visita de diversas escolas, os alunos puderam conhecer o campus da UFAM, os laboratórios construídos com apoio do projeto Super, além de prestigiar os trabalhos dos alunos.

Mais uma ação de destaque durante o evento, foi a competição de matemática, Rei e Rainha da Derivada, com a participação de dez estudantes, sendo uma mulher. Eles tiveram que resolver 11 questões de Derivada, no menor tempo possível. O vencedor, que garantiu o título de Rei da Integral, foi o estudante Pedro Lima, e a rainha foi a estudante Maria Luisa. Ambos ganharam premiações especiais pela participação na disputa.