Página inicial > Notícias > Ufam apresenta à sociedade os novos profissionais de comunicação e informação

Ufam apresenta à sociedade os novos profissionais de comunicação e informação

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Seguindo o calendário de colações de grau do primeiro semestre de 2022, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou na noite de terça-feira, 18, a cerimônia de outorga de grau dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social - Jornalismo e Comunicação Social - Relações Públicas, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). A solenidade ocorreu no Auditório Eulálio Chaves, no setor Sul do campus universitário de Manaus.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto, presidiu a cerimônia acompanhado pelo diretor da FIC, professor Allan Rodrigues. Além deles, compuseram a mesa de honra os professores Leandro Aguiar, Amanda Bessa, Ivania Vieira e Inara Costa. Em seu pronunciamento, o pró-reitor ressaltou o papel dos profissionais da informação para a consolidação da democracia e da cidadania na sociedade brasileira atual. “Sigam rumo ao sucesso e à vitória. Levem com vocês o padrão Ufam de ser por meio da informação e comunicação de qualidade e verdadeira, combatendo diuturnamente as fake news. Vocês têm a importância de serem agentes da verdade, agentes da ética, por meio da informação e da comunicação verdadeira”, expressou o gestor da Proeg.

O professor Allan Rodrigues, diretor da FIC, abordou em seu discurso os ataques feitos à universidade brasileira e à ciência e à imprensa livre nos últimos anos, destacou também a atuação consciente e necessária dos profissionais dessas áreas no combate à pandemia de covid-19 e à desinformação. “Vocês, hoje, formandos, são agentes transformadores da sociedade. Todos os professores, os técnico-administrativos e pessoas com as quais vocês conviveram na Universidade trabalharam aqui para lhes dar a formação profissional, sim, mas também trabalharam muito para tentar formar cidadãos e cidadãs, que possam ir ao mercado de trabalho e ser agentes transformadores para uma sociedade mais justa e solidária”, disse.

Representando os docentes homenageados, o professor Leandro Aguiar, paraninfo orador, discorreu sobre os desafios e temores enfrentados por recém-graduados, apresentando conselhos para contorná-los. “Não há uma receita de bolo. O importante é cada um de vocês reconhecerem suas limitações, potencialidades, possibilidades e necessidades. Tenham ética no agir todos os dias da vida de vocês. Sem ética é impossível prestar um bom serviço. Tenham atitude. Ajam. Ajam para o bem da humanidade, acreditando no ser humano como instrumento de dar e receber, mas ajam acima de tudo com ética”, expôs.

Matheus Evangelista, orador, representou o grupo de formados e tratou em sua fala da formação cidadã recebida nos anos de graduação assim como da responsabilidade advinda disso. “Sem dúvidas, esse 18 de abril de 2023 já está registrado como um dos dias mais importantes das nossas vidas. Carregar o nome Ufam é um privilégio que vai muito além do que está escrito em nosso diploma. Lembrar que tivemos acesso ao ensino público, gratuito e de qualidade é mais que aprender as técnicas de uma profissão, é constituir o nosso papel como agentes transformadores da sociedade”, declarou.

Confira a lista com os novos profissionais formados pela Ufam:

FORMADOS DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA

ANA MARIA DE LIMA QUINTAS