Página inicial > Notícias > Centro de Artes da Ufam promove "Ciclo de Oficinas de iniciação ao Teatro"

Centro de Artes da Ufam promove "Ciclo de Oficinas de iniciação ao Teatro"

Acessos: 809

Os encontros semanais serão coordenados pelo professor Theo Machado Fellows, docente do Departamento de Filosofia que também possui graduação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Com informações do Caua/Ufam

O Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua/ Ufam) divulga a abertura de inscrições para o "Ciclo de Oficinas de iniciação ao Teatro". As inscrições podem ser realizadas Aqui.

O Ciclo de Oficinas tem por objetivo proporcionar uma introdução às linguagens e práticas do teatro, oferecendo um minicurso composto por 8 encontros semanais, sob a coordenação do Prof. Theo Machado Fellows, docente do Departamento de Filosofia que também possui formação em Artes Cênicas, tendo completado a Graduação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de ter atuado em diversas produções teatrais acadêmicas e profissionais como ator, dramaturgo e diretor.

Duas turmas

Nesta primeira edição do Ciclo, que será realizada no Centro de Artes da Ufam (Caua), serão abertas duas turmas de 20 participantes cada, voltada ao público em geral. Em cada encontro será abordado um dos elementos e/ou ferramentas da prática teatral, tais como a análise de texto, a expressão corporal e a composição cênica. O intuito é permitir aos participantes do curso uma experiência mais completa com o universo teatral, indo além do caráter meramente pontual das oficinas avulsas.

Fundamentos teatrais - iniciação abrangente

Serão utilizados, ao longo das oficinas, textos teatrais brasileiros e estrangeiros na construção das atividades, além de extensa bibliografia que servirá de base para atividades de análise de texto (Ryngaert, Rosenfeld, Magaldi), de história do teatro (Berthold, Roubine, entre outros) e exercícios teatrais (Spolin, Koudela, Boal).

Ao fim do ciclo, os alunos apresentarão pequenas cenas criadas a partir de textos clássicos da dramaturgia teatral como trabalho de conclusão do curso.

Partindo de uma avaliação dos trabalhos produzidos ao fim deste ciclo de oficinas, será estudada a possibilidade de constituição de um corpo de teatro do Caua, retomando um projeto de produção contínua de espetáculos teatrais no Centro de Artes da Universidade.

* Oficina 1 - 27/04/2023 -  Apresentação da proposta do curso e exercícios introdutórios.

* Oficina 2 - 04/05/2023 -  A história do teatro. Gêneros dramatúrgicos. Drama e comédia. O desenvolvimento da arte do ator. Tradição ocidental X Tradições não-ocidentais.

* Oficina 3 - 11/05/2023 -  Análise de Texto. Compreender os elementos da narrativa teatral. Leitura e interpretação de texto cênico.

* Oficina 4 - 18/05/2023 - Exercícios corporais. Trabalho de composição de personagem e interação através do corpo. Atividades de expressão corporal e diálogo através de gestual.

* Oficina 5 - 25/05/2023 - O espaço cênico. Cenografia e composição visual da cena.

* Oficina 6 - 01/06/2023 - Caracterização teatral. Indumentária e maquiagem no trabalho de composição de personagens.

* Oficina 7 - 15/06/2023 - Criação de cenas a partir de textos selecionados junto aos participantes da oficina.

* Oficina 8 - 22/06/2023 - Apresentação de cenas como atividade final do curso.

TURMA 01 - CICLO DE OFICINAS DE INICIAÇÃO AO TEATRO

Instrutor: Professor Dr. Theo Fellows

Ementa do curso: O Ciclo de Oficinas de Iniciação ao Teatro tem por objetivo proporcionar uma introdução às linguagens e práticas do teatro.

Idade: a partir de 16 anos

Pré-requisitos: Não será cobrada dos participantes nenhuma experiência prévia com teatro: o propósito do ciclo de oficinas consiste em oferecer uma iniciação abrangente nos fundamentos teatrais a um público adulto interessado em artes, porém sem formação na área.

Materiais necessários: O curso disponibilizará apostila e certificação para alunos com, no mínimo, 75% de frequência.

Dia da Oficina - 5ª feira

Horário: 14h às 16h

Local do curso: Centro de Artes Hahnemann Bacelar CAUA/UFAM - UNIDADE II - LOCALIZADA NA R. SIMON BOLIVAR, 215, CENTRO (PRAÇA DA SAUDADE).

Início do Ciclo da Oficina: 27/04/2023

Término do Ciclo da Oficina: 22/06/2023

TURMA 02 -  CICLO DE OFICINAS DE INICIAÇÃO AO TEATRO

Instrutor: Professor Dr. Theo Fellows

Idade: A partir de 18 anos

Pré-requisitos: Não será cobrada dos participantes nenhuma experiência prévia com teatro: o propósito do ciclo de oficinas consiste precisamente em oferecer uma iniciação abrangente nos fundamentos teatrais a um público adulto interessado em artes, porém sem formação na área.

Materiais necessários: O curso disponibilizará apostila e certificação para alunos com no mínimo 75% de frequência.

Dia da Oficina - 5ª feira

Horário: 17h às 19h

Início do Ciclo da Oficina: 27/04/2023

Término do Ciclo da Oficina: 22/06/2023

Dúvidas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acompanhe as de Ações do CAUA 2023: https://www.facebook.com/caua.ufam/