Página inicial > Notícias > Cine&Video Tarumã apresenta semana "Povos Indígenas" com debate após sessão

Cine&Video Tarumã apresenta semana "Povos Indígenas" com debate após sessão

Acessos: 847

O Cine&Video Tarumã, projeto de extensão da Ufam, vai exibir dois filmes com a temática Povos Indígenas. A semana também vai contar com debates com os professores Flávio Kotiria e Gilton Mendes sobre o tema.

Na terça-feira (18), o filme exibido será “O Abraço da Serpente” e conta a história do xamã amazônico chamado Karamakate, que vive isolado na selva até que um pesquisador americano chega em busca de uma planta sagrada. Os dois então começam as buscas pela planta no coração da Amazônia.

Na quinta-feira (20), vai ser a vez de "Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos". A obra relata as vivências de Ihjãc, um jovem da etnia Krahô, que mora na aldeia Pedra Branca, em Tocantins, e se recusa a se tornar xamã depois que seu pai morre. Ihjãc foge para cidade e enfrenta as lutas de ser um indígena no Brasil de hoje.

Após a sessão de quinta-feira, o Cine&Video Tarumã vai ser palco de um debate com o professor titular do Departamento de Antropologia da Ufam, Gilton Mendes, e o cientista político Flávio Pereira Ferraz, do povo Kotiria.

As sessões ocorrem no Miniauditório da FIC (Faculdade de Informação e Comunicação) localizado no setor Norte da UFAM. Iniciam às 12h30 e são gratuitas.

A programação também conta com 2 horas complementares por filme aos participantes. O debate fornecerá mais 1 hora complementar.

Sobre o projeto

O Cine&Vídeo Tarumã é um projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas com mais de 30 anos de atividade. Todas as suas sessões são gratuitas e o projeto sempre esteve envolvido com a formação cinematográfica, funcionando ora como um cineclube, ora como sala de exibição especial. Vale reforçar também seu valor educacional, por estar dentro de uma universidade federal, e pelas propostas de discussão e debates que as demais atividades do projeto estimulam.