Página inicial > Notícias > ISB/Ufam outorga grau a 57 novos profissionais à sociedade

ISB/Ufam outorga grau a 57 novos profissionais à sociedade

Por Comunicação ISB

Na noite de segunda-feira, 10 de abril, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), outorgou grau a 57 egressos dos cursos de Biotecnologia, Ciências: Biologia e Química, Ciências: Matemática e Física, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição. São 18 novos profissionais licenciados e 39 bacharéis.

A solenidade foi presidida pelo Reitor da Ufam, Professor Sylvio Mário Puga Ferreira. A mesa de honra foi composta pela Diretora do ISB, Professora Vera Lúcia Imbiriba Bentes; pelo Coordenador Acadêmico do ISB, Professor Abel Santiago Muri Gama; pelos Paraninfos Michel Nasser Correa Lima Chamy, do Curso de Biotecnologia; Fernando Albuquerque Luz, do Curso de Ciências: Biologia e Química; Otávio Augusto Capeloto, Curso de Ciências: Matemática e Física; Bruno Mori, do Curso de Fisioterapia; Amanda Forster Lopes, do Curso de Nutrição; e Antônio Soares dos Santos, representante da Presidência da Igreja Assembléia de Deus em Coari.

O presidente, Professor Sylvio Puga, parabenizou os formandos e formandas e citou em seu discurso a importância dos professores na formação acadêmica e destacou que o maior pagamento é vê-los inseridos no mercado de trabalho e superando seus mestres.

A Diretora do ISB, Professora Vera Lúcia, colocou a universidade à disposição dos novos profissionais para recebê-los de volta em cursos de pós-graduação e desejou sucesso na caminhada profissional.

Cerimônia

Após a outorga dos graus, ocorreu a cerimônia da “Passagem da Lâmpada”, onde o recém-formado pelo curso de Enfermagem, Raylesson Oliveira da Silva, realizou a passagem da lâmpada para a acadêmica Andreina Maciel de Sena dos Santos, com o objetivo de perpetuar acesa a chama da arte do cuidar.

Também houve, pela primeira vez em um município do interior do Amazonas, ação do Projeto “Profissional Formado e Habilitado Já”, com a entrega das carteiras profissionais aos novos nutricionistas, pela representante do Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª região, Rayla Silvestre da Silva.

O bacharel em Biotecnologia, Tainã de Oliveira Ferreira, que abriu os discursos dos oradores, agradeceu a Deus pelos momentos vividos na graduação e às pessoas essenciais durante essa trajetória. Relembrou as dificuldades enfrentadas e destacou a importância dos professores para os alunos do curso. “Para todos que sairão daqui novos profissionais, saibam da grande responsabilidade que carregam perante a sociedade e o exemplo que serão para os próximos”, concluiu.

A oradora do Curso de Ciências: Biologia e Química, a licenciada Fabrícia da Silva Peres, ressaltou que a palavra resistência definiu a turma em razão das dificuldades enfrentadas, e que os docentes do curso foram a fonte de apoio e que são exemplos bons de profissionais, e declarou que “ser professor nesse país é um dos maiores atos de resistência”, finalizou.

O licenciado Jefferson Paes de Moraes, do Curso de Ciências: Matemática e Física, evocou o sentimento de nostalgia que a universidade irá deixar, “(...) sentiremos saudades dos cheiros dos livros da biblioteca e da comida do RU”.

Amanda da Silva Melo, bacharela em Enfermagem, afirmou que a UFAM é uma mãe, que “nos deu casa, comida e auxílio financeiro quando mais precisávamos (...), nos educou, nos deu lições que nos ajudaram a crescer e amadurecer, nos tornando os profissionais que somos hoje”. E continuou, “e não importa qual seja o nosso destino, que possamos sempre honrar o nome da mãe que carregamos”.

Oradora do Curso de Fisioterapia, Ecilene Santos da Silva, antes de proferir seu discurso, solicitou ao Reitor a troca do capelo pelo cocar, símbolo de sua etnia Tikuna. Narrou sua trajetória, desde a saída da aldeia São Miguel do Paranã, a qual precisava andar cerca de cinco horas, para chegar às margens do Rio Solimões, mais uma hora e quarenta minutos de motor rabeta, para chegar na sede do município, onde teve outras diversas dificuldades, até viver este momento de fala.

Simone da Conceição Costa, oradora do Curso de nutrição, evidenciou que a turma ganhou conhecimento, maturidade, amigos e família. “Nestes quase seis anos, nós fomos felizes. (...) não tenhamos medo de falhar, o que nos espera é infinitamente maior”.

Os paraninfos dos cursos parabenizaram os formandos, e reforçaram a satisfação em acompanha-los durante a trajetória acadêmica.