Página inicial > Notícias > Ufam outorga grau a 22 licenciados do curso de Artes Visuais do Parfor/Envira

Ufam outorga grau a 22 licenciados do curso de Artes Visuais do Parfor/Envira

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

A cerimônia de outorga de grau a distância dos formandos do curso de Licenciatura em Artes Visuais do Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (Parfor) da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas, no município de Envira (AM), do primeiro semestre de 2022, aconteceu nesta quinta-feira, 13, com transmissão on-line.   O reitor, professor Sylvio Puga, presidiu a sessão solene a distância, acompanhado da diretora em exercício e coordenadora acadêmica da Faculdade de Artes, professora Lucyanne de Melo Afonso.

Na composição da mesa de honra, contou com a presença do paraninfo  e homenageado com o nome da turma e coordenador do curso, professor  Paulo Roberto Simonetti; o patrono da turma, professor Francisco Menezes de Oliveira; o coordenador regional da Seduc, professor Ednilson Rufino Marinho; o secretário municipal de educação, professor José Elinelson Simões Bastos; o prefeito em exercício do município de Envira, senhor Raimundo Lira de Castro e o vice presidente da Câmara Municipal, o vereador Astro Bezerra de Lira.

Em discurso, o reitor, professor Sylvio Puga, saudou os membros da mesa de honra, as autoridades do município e representantes institucionais, além do paraninfo da turma. Prossegui, ao fazer referência ao professor Paulo Simonetti, o coordenador da turma, o qual considera-o um empreendedor, pelo simples fato de levar a Universidade ao interior do estado, onde não há Unidade Acadêmica da Instituição. “É um grande desafio”, disse o reitor que tem a plena consciência do esforço dessa jornada, conhecida dele antes mesmo de ocupar o cargo de reitor que à época atuava dando aula nos cursos no interior.

“Eu sei que não é algo fácil, mas o sucesso envolve o papel fundamental do coordenador”, completou o reitor que acredita que isso envolveu o desempenho de outras funções, como: conselheiro, pai, irmão, psicólogo e outros formas afetivas.

O reitor aposta no retorno dos formandos e, agora, egressos do curso de licenciatura em Artes Visuais que farão sua qualificação ingressando nos cursos de pós-graduação e, para tanto, disse o reitor, a Universidade estará de portas abertas para o município de Envira. “Vocês fazem parte de um número pequeno de pessoas no Brasil que conseguiram chegar no nível superior numa universidade pública”, assegurou.

“A partir de hoje, vocês fazem parte desse time e a responsabilidade só aumenta, agora formados pela Ufam, levaram para sempre sua marca nos seus corações. É como se fosse uma tatuagem que não tem como apagar”, expôs.

A diretora em exercício e coordenadora acadêmica da Faartes, professora Lucyanne Afonso, disse que os gestores da Faartes se sentem orgulhosos de colocar no mercado de trabalho 22 arte-educadores no município de Envira.  A diretora parabenizou o trabalho conduzido pelo professor Paulo Simonetti, além das pessoas que deram suporte ao curso, juntamente a todos os professores que atuaram na cidade Envira, considerada pela coordenadora acadêmica, cidade acolhedora e colorida.

“A Faartes estará aguardando o retorno dos licenciados na pós-graduação e das novidades da vida. Tenham orgulho da profissão, exerçam com leveza, utilizem da comunicação assertiva, tenham dedicação, responsabilidade, respeito, amor, tudo isso para o desenvolvimento cada vez mais da arte na Amazônia”, completou Lucyanne Afonso.

O paraninfo e o homenageado da turma, professor Paulo Simonettio, lembrou das dificuldades encontradas para ministrar as disciplinas, mas enfatiza que se fechou um ciclo que envolveu três turmas: Benjamin Constant, Manicoré e Envira. Em todos elas, disse Simonetti, passamos por dificuldades como a pandemia, financeira, restrições, impedimentos de inúmeras sortes, no entanto, nem todos chegaram concluir o ciclo.

“Sempre presente, nunca me furtei de ir como coordenador e como professor. Trabalhei com a turma para conhecer cada um dos alunos que me deram a oportunidade de participar da vida de cada um. Eu agradeço demais!”, finalizou Simonetti.

Lista dos formandos do Curso Licenciatura em Artes Visuais Licenciatura em Artes Visuais do Parfor da Faartes, do município de Envira (AM).

1. ALANE LEMOS FERNANDES
  2. ANASTILDO ARTUR DA SILVA