Página inicial > Notícias > Forplad realiza cerimônia de abertura da 1ª Reunião Ordinária de 2023

Forplad realiza cerimônia de abertura da 1ª Reunião Ordinária de 2023

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom Ufam

A solenidade de abertura do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad) aconteceu na tarde desta quarta-feira, 12, no Auditório Eulálio Chaves, Setor Sul do Campus Universitário. O reitor, professor Sylvio Puga, presidiu a sessão solene e esteve acompanhado com a vice-reitora, professora Therezinha Fraxe. O evento ocorre até sexta-feira, 14 de abril de 2023.

O Forplad objetiva estudar e propor soluções para problemas relacionados às áreas de planejamento e administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), visando promover o intercâmbio entre elas com temas de interesse do Fórum.

Além dos representantes da Administração Superior que integravam a mesa de honra, estiveram presentes a pró-reitora de Administração e Finanças (Proadm), professora Ângela Bulbol de Lima; a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), Maria da Glória  Vitório Guimarães; o coordenador nacional do Forplad, professor Franklin Matos da Silva Junior; Coordenadora Regional do Amazonas, senhora Cristina Kasumi e o membro da equipe de transição do governo Lula, professor Luiz Cláudio Costa.

Em discurso, o reitor, professor Sylvio Puga, saudou as autoridades internas e externas participantes do evento e disse para o público presente que estava satisfeito e que era uma grande honra em recebê-lo. Durante sua apresentação, Sylvio Puga pontuou questões importantes que marcaram a vida do estado do Amazonas com a participação da Universidade como uma instituição centenária. Ele faz referência ao Auditório Eulálio Chaves que leva o nome daquele que idealizou a criação da Universidade, um homem pioneiro e de visão de futuro.

O Auditório Eulálio Chaves tem sua importância na recepção de alunos quando ingressavam na Universidade para fazer matrícula institucional, atualmente online, assim como sua saída, na colação de grau, disse o reitor. Apresentou o mapa geográfico do Amazonas destacando os campi da Universidade no interior do estado.  Depois, o reitor apresentou um quadro de participação da Ufam em grandes projetos, nos últimos 20 anos, destacando os projetos Gasoduto Coari-Manaus, Ponte Rio Negro, projetos de CT&I no Polo Industrial de Manaus (PIM) e, mas, recentemente, o Acordo com a Potássio do Brasil que durará 30 anos de parceria.

Na ocasião, o coordenador nacional do Forplad, Franklin Matos da Silva Junior,  disse que é preciso pensar o futuro da Educação Superior e, com esse propósito acredita que se deu o início para a realização dos trabalhos junto aos GTs desde segunda-feira, 10, e agora, se inicia o Fórum geral para se discutir temas relacionados às áreas de planejamento e administração nas Ifes. E, no final de sua fala, desejou um evento profícuo a todos.

A titular da Proadm, professora Ângela Bulbol, no início de seu discurso, cita o pensamento do professor Samuel Benchimol e, em seguida, disse sobre os desafios encontrados para a realização do evento, mas com espírito resiliente conseguiu consolidar ações corajosas para efetivar o Forplad. De acordo com ela, “o objetivo estratégico, além de reunir os dirigentes das áreas de gestão, esse sustentáculo de transparência que faz tudo acontecer nas nossas instituições é também aquele de promover um processo interativo”.

A pró-reitora da Proplan, professora Maria da Glória Guimarães, destacou as atividades desenvolvidas pelos Grupos de Trabalhos (GTs), em que acompanhou atentamente, no sentido de possibilitar um ambiente que pudesse levar situações, analisar cenários, perspectivas, discutir situações análogas para buscar soluções que sejam boas para todos nós.

Em seguida, o professor Luiz Cláudio Costa, proferiu a palestra 'Perspectivas para o Ensino Superior Federal'.