Página inicial > Notícias > Professora Maria Jacirema Ferreira Gonçalves da Escola de Enfermagem de Manaus defendeu Memorial Acadêmico nesta terça-feira

Acessos: 1414

Defesa foi realizada na manhã desta terça-feira, 11, no miniauditório da Escola de Enfermagem de Manaus

Por  Priscila Dantas (professora da Escola de Enfermagem de Manaus ) editado por Juscelino Simões

Fotos: professora Priscila Dantas

A professora da Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas (EEM/Ufam), Maria Jacirema Ferreira Gonçalves, defendeu, na manhã desta terça-feira, 11, Memorial Acadêmico, requisito para a ascensão funcional da professora titular do Magistério Superior, titulação máxima.

A defesa do Memorial ocorreu no miniauditório da EEM e contou com a participação da comunidade acadêmica da unidade. A professora intitulou seu memorial como ‘Uma trajetória acadêmico-profissional em constante construção’, que coloca o professor dentro da discussão como elemento que está sempre em processo de construção no cotidiano, sem um marco temporal que o define como finalizado. “A defesa do memorial é uma oportunidade para dizer que a história do professor importa na construção da Instituição”, destacou a professora Maria Jacirema.

A Comissão Especial de Avaliação foi presidida pelo professor da EEM e pró-reitor de Ensino de Graduação da Ufam, David Lopes Neto, e a Banca Examinadora de Avaliação contou como membros titulares, a professora Evelyne Marie Therese Mainbourg (ILMD/Fiocruz), a professora Ani Beatriz Jackisch Matsuura (ILMD/Fiocruz) e a professora Mary Elizabeth de Santana (UFPA).

Professora Maria Jacirema Ferreira Gonçalves

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia e Licenciada em Filosofia. Possui Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (Universidade Federal do Amazonas, 1999) e doutorado em Epidemiologia (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2007). É professora de graduação e de mestrado em enfermagem da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, desenvolvendo ensino e pesquisa, especialmente de base quantitativa, com ênfase em Epidemiologia. Os seguintes temas são de interesse: epidemiologia da tuberculose, malária e leishmanioses; enfermagem; saúde e ambiente; análise de dados secundários e avaliação em saúde e atenção primária em saúde. É líder do grupo de pesquisa "Métodos Epidemiológicos e Análise de Situação de Saúde".