Página inicial > Notícias > Museu Amazônico e PPGAS realizam evento

Museu Amazônico e PPGAS realizam evento

Por Juscelino Simões (Ascom) e Thiago Morais (Museu Amazônico)

O Museu Amazônico e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social estão promovendo o curso “Decolonização de Museus” ministrado pelo professor Kapfhammer Wolfgang da Universidade de Munique, até o dia 7 de abril, das 8h às 12h, nas dependências do Museu Amazônico. O evento tem como eixo central a temática “museus indígenas”, privilegiando um estudo interpretativo sobre os artefatos antropológicos que se encontram na reserva técnica do Museu e Universidade de Munique e sobretudo enriquecer a documentação desses objetos e criar possibilidades de novas interpretações por conta da participação de representantes indígenas.

O seminário vem contribuir de forma significativa para o projeto que o Museu Amazônico vem desenvolvendo denominado de ‘Oficina de Memória’, coordenado pela servidora Lilian Débora Furtado da Divisão de Antropologia do Museu, que tem como objetivo a recuperação da memória indígena por meio de um processo de identificação dos artefatos antropológicos a partir da colaboração efetiva das lideranças indígenas. O trabalho está sendo executado com a etnia Sateré Maué, ouvindo tanto as comunidades indígenas urbanas quanto aquelas que ainda se encontram nas aldeias.

Para o professor Wolfgang este é um momento muito rico para a recuperação do patrimônio cultural indígena e, ao mesmo tempo, estabelecer uma relação mais próxima entre o Museu Amazônico e a Universidade de Munique.

Segundo o diretor do Museu, Dysson Teles, “a participação do professor Wolfgang vem enriquecer o trabalho que está sendo desenvolvido no sentido de atrair as comunidades indígenas por meio de iniciativas como esta, cujo objetivo é buscar o auxilio dessas etnias para a execução do trabalho de identificação dos artefatos, agora sendo eles os próprios protagonistas de sua história”, afirmou.