Página inicial > Notícias > Abertas as inscrições para o Programa de Iniciação Científica (PIC/Ebserh) do HUGV/Ebserh

Por Alberto Jean Da Costa Fermin
Comunicação Ebserh

Alunos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) interessados em desenvolver pesquisas do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) já podem se preparar: estão abertas desde segunda-feira, 20 de março, as inscrições para a edição 2023 do Programa de Iniciação Científica da rede Ebserh (PIC/-Ebserh). O edital e todos os documentos necessário para a inscrições podem ser encontrados no site do HUGV.

Estão sendo ofertadas oito vagas para estudantes de graduação da Ufam desenvolverem projetos de iniciação científica no HUGV. O programa oferece bolsas no valor de R$ 700 mensais e terá duração de 12 meses a partir de maio de 2023. Para se candidatar, o aluno deve estar regularmente matriculado em curso de graduação da Ufam, não ter vínculo empregatício e coeficiente de rendimento acima de 5. Seu orientador deve ter o título de doutor e vínculo formal com o HUGV ou com a Universidade Federal do Amazonas.

O resultado preliminar será divulgado em 18 de abril, tendo os candidatos até o dia 20 do mesmo mês para interpor recurso. A publicação do resultado final deve sair no dia 28 de abril no site do HUGV. Para mais informações e esclarecimentos, além do edital, os interessados devem procurar etor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica (SGPIT) pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

PIC/Ebserh - O Programa de Iniciação Científica - PIC/Ebserh, realizado em parceria com o CNPq, concede bolsas de iniciação científica para alunos de cursos de graduação desenvolverem atividades de pesquisa científica em Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh, colocando-os em contato com a pesquisa na área da saúde e visando proporcionar aprendizagem de técnicas e métodos científicos. Nesta edição, serão oferecidas 328 bolsas de iniciação científica distribuída em todos os 41 hospitais universitários federais filiados à empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Getúlio Vargas faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.