Página inicial > Notícias > Quinto ciclo de Oficinas do Projeto “Jornalismo Indígena” encerra atividades na comunidade Parque das Tribos

Acessos: 535

A oficina teve a participação da professora Sarah Batista e discentes voluntários do curso de Design da Faculdade Martha Falcão que aconteceu na última sexta-feira (17/03)

Texto: Gustavo Jordan Silveira de Medeiros/Jornalismo Indígena/Mediação-Ufam

Fotos: Camila Barbosa Oliveira/Jornalismo Indígena/Mediação-Ufam

O projeto  Jornalismo Indígena concluiu, na última sexta-feira (17/3), o quinto ciclo de oficinas de jornalismo na comunidade indígena Parque das Tribos, com o tema  “Oficina de Diagramação: Os Fundamentos do Design Editorial Aplicados na Construção de um Jornal Indígena”, ministrado pela professora Sarah Batista Correa e por discentes voluntários do curso de Design da Faculdade Martha Falcão.

Realizada durante as três primeiras sextas-feiras do mês de março, a oficina teve como objetivo apresentar técnicas e fundamentos de design editorial para meios impressos e digitais, além de ajudar a comunidade a pensar e a desenvolver uma identidade visual para um jornal indígena.

“O primeiro encontro foi mais teórico, reunindo conceitos mais básicos do design e diagramação, e os outros dois foram mais práticos, com exercícios de criação e desenvolvimento”, disse a docente.

Para a criação de uma identidade visual de um jornal indígena, além da escolha de cores, fontes e outros elementos, a comunidade sugeriu o uso de grafismos como um elemento de apoio gráfico, que pudesse servir para reforçar a identidade da comunidade no jornal.

Durante o último encontro, os participantes puderam colocar seus conhecimentos na prática em que tiveram ajuda da plataforma de design digital Canva, pela qual criaram o layout de um jornal, aplicando os conhecimentos de diagramação adquiridos durante os encontros.

“No final conseguiram desenvolver um pequeno layout, aprenderam a inserir imagens, a definir fontes, a dividir caixas de texto", destacou Sarah Batista.

Próxima oficina

O próximo ciclo de oficinas terá início no dia 24 de março de 2023, e será ministrado pela professora Camila Leite Araujo, da Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam, com o tema “Oficina de Fotografia”.

Sobre o projeto

Vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (PIBEX/Proext/Ufam), o projeto “Jornalismo Indígena” será realizado no Parque das Tribos até julho de 2023.

A equipe é composta por 15 pessoas, entre lideranças indígenas, professores, estudantes e jornalistas egressos do curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/Ufam), além de professores e professoras da Faculdade de Letras e Faculdade de Educação e de uma docente e estudantes do curso de Design da Faculdade Martha Falcão.

Na Ufam, o projeto é liderado pelo Mediação - Grupo de Pesquisa em Comunicação, Complexidade e Culturas, da Faculdade de Informação e Comunicação, com o apoio do Laboratório de Análise e Criação Multimídia da Faculdade de Letras e da Prefeitura do Campus, por meio da Coordenação de Transportes do Departamento de Logística e Meio Ambiente.