Página inicial > Notícias > Ufam outorga grau a formandos do primeiro semestre de 2022 da Faculdade de Direito

Acessos: 1898

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou na noite de terça-feira, 21, a cerimônia de outorga de grau dos formandos da Faculdade de Direito (FD), do primeiro semestre de 2022. Ao todo, 14 novos bacharéis em Direito foram apresentados à sociedade na solenidade ocorrida no Auditório Eulálio Chaves, no setor Sul do campus da Ufam em Manaus.

Presidindo a solenidade, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destacou o papel histórico da Faculdade de Direito para a Universidade, sendo ela o elo com a Escola Universitária Livre de Manaós, criada em 1909, fazendo da Ufam a primeira universidade brasileira. “Hoje, vocês estão fazendo a história da Faculdade de Direito. A partir de hoje, como egressos, aonde quer que vocês atuem, aonde quer que vocês estejam, vocês levarão para sempre o nome da nossa Jaqueira”, discursou o gestor. “E levarão com orgulho porque vocês estiveram nos ombros de gigantes. E quem são os gigantes? Foram esses mestres que compõem essa mesa e os demais da Faculdade de Direito da Ufam”, completou.

O diretor da Faculdade de Direito e também Paraninfo da Turma, professor Adriano Fernandes, abordou a dedicação e o compromisso dos estudantes na busca de uma formação de qualidade em seu pronunciamento. “Meus vitoriosos formandos. Vitoriosos porque chegaram até aqui. Tiveram motivos para desistir, ainda mais com a pandemia, mas optaram todos os dias por serem perseverantes e venceram”, expôs. “Doravante, cabe a cada um de vocês dar efetividade e tornar o Direito real. O mais importante: sejam felizes e entusiasmados. Escolham o que irão fazer todos os dias das suas vidas, não esqueçam a felicidade e nem o entusiasmo de hoje nessa memória guardada para sempre”, declarou o docente.

Homenageada com o Nome da Turma, a professora Leda Albuquerque também dedicou algumas palavras aos novos profissionais formados pela Ufam. “Vocês tomaram o meu coração, já resignado com a possibilidade da aposentadoria porque já se vão 30 anos, de intenso entusiasmo e enorme saudade dos bancos da Academia; dos desafiantes questionamentos, das inquietudes do espírito”, revelou a homenageada. “Ouso afirmar que é nessa linha temporal da vida que os desafios começam. Haverá nessa trajetória períodos sombrios, intempéries, e esse é o momento que como simbiose nós devemos associar valores, princípios, conhecimentos primários ao aprendizado técnico, sem olvidar do altruísmo, da solidariedade humana que deve mover suas ações nas mais diversas áreas de atuação do Direito”, orientou a professora.

Coube à bacharela Suelem Cristina da Silva proferir o discurso em nome da turma de graduados. “A Faculdade de Direito nos ensinou a interpretar as leis e a mediar conflitos, mas muito mais que isso: nos fez amadurecer, adquirir o verdadeiro pensamento crítico e identificar nosso lugar no mundo. E é por isso que é extremamente importante que não percamos a maior dádiva que a vida universitária aflorou em todas nós: a humanidade”, disse. “O conceito de sucesso muitas vezes é atrelado ao reconhecimento e retorno financeiro. Não deixam de ser importantes. Mas o verdadeiro sucesso é poder, ao final dessa vida, ter a tranquilidade de pensar: a minha essência me fez instrumento de transformação”, concluiu a oradora.

Confira abaixo a lista com os nomes dos novos bacharéis em Direito formados pela Ufam:

1 Ayla de Souza Campos

2 Hanady Correa Ismael