Página inicial > Notícias > IEAA/Ufam integra o recém-criado grupo de pesquisa INCT – Fisiologia Vegetal

IEAA/Ufam integra o recém-criado grupo de pesquisa INCT – Fisiologia Vegetal

Acessos: 1293

O Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (IEAA/Ufam) integra o recém-criado Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia Fisiologia Vegetal (INCT-Fisiologia Vegetal) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (CNPQ). O INCT – Fisiologia Vegetal compõem 11 grupos associados de área específica do conhecimento.

O objetivo primordial deste INCT reside na compreensão dos mecanismos de aclimatação e tolerância das plantas a condições adversas, gerando informações que resultarão em estratégias e ferramentas importantes para o rastreamento de materiais genéticos mais promissores em programas de melhoramento e para o manejo de espécies de reconhecida importância para o Brasil, dentro do contexto de mudanças climáticas.

As pesquisas propostas incluem estudos tanto em espécies de árvores da Amazônia e culturas de importância agronômica nacional quanto em plantas-modelo, usando uma abordagem sistêmica, em que as respostas espaço-temporais de plantas sob condições adversas, tais como deficiência hídrica, altas temperaturas, altas irradiâncias, e/ou elevado [CO2], dentre outros, serão investigadas tanto em condições controladas como em campo.

Com efeito, a proposta irá gerar conhecimento básico e aplicado com vistas ao aproveitamento de potencialidades agrícolas brasileiras, visando geração de renda, qualidade de vida e sustentabilidade no Brasil.

Sob a Coordenação de João Henrique Cavalcante, docente do IEAA/Ufam, o recém-criado INCT-Fisiologia Vegetal compreende 11 grupos associados de pesquisas de excelência de uma determinada área de conhecimento.

A Ufam, por meio do IEAA, tem participado da criação desse INCT que tem sede na Universidade Federal de Viçosa (MG), pelo qual a Ufam é representada pelo professor João Henrique.

O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) visa articular e agregar, a nível nacional, os melhores grupos de pesquisa em áreas de fronteira da ciência e campos estratégicos para o desenvolvimento sustentável do país. Visa também impulsionar a pesquisa científica competitiva internacionalmente, bem como estimular o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica de ponta associada a aplicações, promovendo a inovação e o espírito empreendedor, em articulação com empresas inovadoras, nas áreas do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec).

Cada INCT possui como coordenação, uma instituição sede com excelência em produção científica e/ou tecnológica, alta qualificação na formação de recursos humanos e com capacidade de alavancar recursos de outras fontes, e por um conjunto de laboratórios ou grupos associados de outras instituições, articulados na forma de redes científico-tecnológicas, com uma área ou tema de atuação bem definidos, que estejam na fronteira da ciência e/ou da tecnologia ou em áreas estratégicas do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia & Informação - CT&I.