Página inicial > Notícias > Professora do INC/Ufam é uma das organizadoras de livro sobre riscos sanitários

Professora do INC/Ufam é uma das organizadoras de livro sobre riscos sanitários

Acessos: 1435

Os riscos sanitários nas sociedades brasileiras com foco na pandemia de covid-19 é tema central de livro organizado por professores da Ufam, Ufap, Fiocruz e UFRGS

A professora Geise Canalez, do curso de Ciências Agrárias e do Ambiente, do Instituto de Natureza e Cultura (INC/Ufam) lança a obra intitulada “Sociedade de Riscos Sanitários” em parceria inédita entres pesquisadores da Ufam, Ufap, Fiocruz e UFRGS. A obra é resultado das ações, intervenções e parcerias em pesquisas desenvolvidas pelos docentes e seus grupos de pesquisa associados com financiamento público. De acordo com a professora Geise Canalez, o tema central do livro é a diversidade de estratégias coletivas, ações e vivências do enfrentamento da pandemia de covid-19 no Brasil e suas interfaces.

Dentre os textos selecionados e disponíveis aos leitores, há reflexões que vão desde discussões sobre os riscos sanitários e as estratégias para redução destes, os alertas sobre a contaminação e seus impactos, até um relato vivencial sobre a crise de oxigênio em Manaus e, por fim, um conjunto de capítulos que mostra a complexidade e importância da atuação dos professores e pesquisadores na Amazônia e no Brasil falando sobre a pandemia em no país e, sobretudo, em na região.

“Essa publicação foi uma iniciativa do professor Jodival Maurício da Costa, da Universidade Federal do Amapá, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por meio do Programa de Auxílio ao Pesquisador (Papesq), que financiou o livro. Em sua visão ampliada sobre as redes de cooperação e desenvolvimento em ciência e tecnologia, o professor Jodival nos agraciou com o convite para compor este seleto grupo de organizadores”, relata a professora Geise Canalez.

“Como jovem doutora, é fundamental que existam oportunidades como essa, para a consolidação das parcerias e o fortalecimento da ciência e tecnologia na Amazônia que é realizada pelos pesquisadores locais. Existem várias iniciativas e produções dos grupos de pesquisa, mas as oportunidades de tornar público os estudos, nem sempre são acessíveis a todos. Muitas frentes de trabalho se desenvolveram durante os meses mais críticos da pandemia em várias frentes de trabalho e o fortalecimento das redes de colaboração nas ciências ocorreu de forma intensa. Esta publicação é um dos resultados dessa interação científica”, completou a cientista.

Além da participação na organização da obra, docentes do INC integram as equipes de escrita dos capítulos: Geise Canalez que liderou as frentes de monitorando da pandemia nos municípios do Alto Solimões, Taciana Carvalho coordenadora do Parque Científico e Tecnológico, Antonia Rodrigues, a frente da Secretaria de Educação e Patrício Freitas, do grupo de Educação no Campo. A publicação é parte da consolidação do grupo estabelecido durante a pandemia atuando em análises de geodados da covid-19 que reúne pesquisadores da UFRGS, Unifesp e Ufam.

O grupo conta ainda com as parcerias dos pesquisadores e epidemiologistas Jesem Orellana (Fiocruz) e Andreia Souto-Marchand (Pub Houston).

Sinopse

O livro nos traz um pensamento crítico sobre as relações entre os riscos decorrentes das formas que adotamos de desenvolvimento econômico, do uso da natureza e de ocupação do espaço, bem como das políticas de saúde. Convida a refletir sobre as decisões passadas e as respostas e soluções para uma sociedade mais justa, segura e equitativa.

Lançamento

O livro está sendo lançado em modo digital, sem custos e a versão digital da obra pode ser baixada no endereço eletrônico: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/37703-sociedade-de-riscos-sanitarios