Página inicial > Notícias > Centro de Artes da Ufam abre inscrições para o curso de ‘Iniciação ao violão – teoria e prática’

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

O Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA) está com inscrições abertas para o curso de ‘Iniciação ao violão – teoria e prática’. O curso é uma parceria entre o CAUA e o professor de música Josenir Gregório (licenciado em Música pela Faculdade de Artes da Ufam).

O curso de ‘Iniciação ao violão - Teoria e Prática’, já está com inscrições abertas por meio do link. Ao acessar o link é preciso preencher o formulário de inscrição e escolher uma das três modalidades que melhor se adéque ao seu perfil etário e musical’.

São três modalidades oferecidas: curso ‘Iniciação ao violão para crianças’, curso ‘Violão iniciante’ e curso ‘Violão intermediário’ (instrutor: Josenir Gregório). Para cada curso será cobrado três parcelas de R$ 70,00 (a primeira parcela de R$ 70,00 será cobrado no ato da matrícula por meio do pix 92 991826433 – Josenir Gregório da Silva.

Curso ‘Iniciação ao violão para crianças’

Ementa do curso:

Através da musicalização, iniciar a criança no universo musical e trabalhar aspectos musicais utilizando jogos e brincadeiras. Tornar o aluno sensível ao que ouve, e de despertar a apreciação e a criação de sons que estão a sua volta. Além de trabalhar a sensibilização, buscar ampliar através dos estudos do instrumento violão os conhecimentos musicais de maneira lúdica e clara. O ritmo, a melodia e a harmonia são elementos que serão trabalhados. Esses elementos despertam a percepção sensorial motora, ajuda no raciocínio e concentração, além de desenvolver a fala através de músicas cantadas.

* Quantidade de alunos: 15 vagas

* Idade: de 9 a 12 anos

* Dia da aula: segunda-feira no horário das 14h às 16h (três meses - 30 horas).

* Local da aula: Centro de Artes do CAUA/Ufam, unidade II, Rua Simon Bolivar, 215, Centro, Praça da Saudade.

Curso ‘Violão iniciante’

Ementa do curso:

Estudar o instrumento musical violão e aprofundar ao longo do curso. Conhecer suas técnicas básicas, suas características e sua linguagem musical. Introduzir o estudo dos elementos da grafia musical. Formar acordes e reconhecer cifras.

* Quantidade de alunos: 15 vagas

* Idade: de 13 a 30 anos

* Dia da aula: quarta-feira no horário das 14h às 16h (três meses - 30 horas).

* Local da aula: Centro de Artes CAUA/Ufam - unidade ll - Rua Simon Bolivar, 215, Centro (Praça da Saudade).

Curso ‘Violão intermediário’

* Ementa do curso:

Estudo, com fundamentação teórica e prática, da literatura musical ocidental do violão. Técnicas de execução e interpretação. Estudo coletivo, ordenado e progressivo de exercícios e obras para cordas dedilhadas. Dimensões técnicas e didáticas para a formação de grupos camerísticos. Prática musical individual e em conjunto.

* Quantidade de alunos: 15 VAGAS

* Idade a partir de 31 anos

* Local da aula: Centro de Artes CAUA/Ufam - unidade II - Rua Simon Bolivar, 215, Centro (Praça da Saudade).

* Dia da aula: sexta-feira das 14h às 16h (três meses - 30 horas).