Página inicial > Notícias > Propesp cria perfil oficial de Iniciação Científica da Ufam no Instagram

Propesp cria perfil oficial de Iniciação Científica da Ufam no Instagram

Acessos: 1812

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Propesp/Ufam) estabeleceu um canal direto com estudantes de graduação e ensino médio, criando um perfil oficial de Iniciação Científica no Instagram que objetiva incentivar a participação de alunos em desenvolver pesquisas.

Acesse @iniciacaocientifica_UFAM

De acordo com o diretor do Departamento de Pesquisa, professor Edgar Sanches, a intenção é estreitar a comunicação com os alunos, e usar esse perfil como uma ferramenta para sanar dúvidas, disponibilizar informações, divulgar projetos e depoimentos, ou seja, criar um conteúdo digital sobre o universo PIBIC da Ufam.

“É muito importante que os professores divulguem esse perfil entre seus grupos de alunos, e que os alunos divulguem entre seus colegas. Esse será um veículo de comunicação rápida com toda a comunidade acadêmica e, principalmente, entre nossos alunos. Também é muito importante que os docentes mobilizem os estudantes de graduação para a participação em iniciação científica através da divulgação das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas. Essas pesquisas precisam chegar ao conhecimento de nossos alunos para despertar o interesse dos mesmos e, consequentemente, integrá-los no ambiente científico”, expôs o diretor do Departamento de Pesquisa.

Dentre as atribuições do perfil, o interessado terá também o acesso ao edital 002/2023   lançado no dia 20 de janeiro de 2023 que estabelece as normativas para o processo seletivo de projetos e bolsas de iniciação científica para o período 2023-2024. Um dos principais objetivos dessa iniciativa é despertar a vocação científica e incentivar estudantes, mediante suas atuações em projetos de pesquisa. Ainda, é esperada a ampliação do acesso e da integração do estudante à cultura científica e à ciência de uma forma geral.

Sanches assegura que além de apoiar projetos de diferentes áreas, esse processo seletivo é uma oportunidade valiosa para estimular a articulação entre graduação e pós-graduação, além de impactar a formação de recursos humanos no Amazonas. “Busca-se proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como estimular o desenvolvimento de sua criatividade, além de uma formação com mais qualidade e preparação para o mercado de trabalho. Portanto, a iniciação científica é um potencializador na preparação de alunos para a pós-graduação”, afirmou o diretor.

De acordo com ele, a Propesp tem investido esforços para divulgar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o período 2023-2024. A iniciação científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por estudantes de graduação e ensino médio em todas as áreas do conhecimento. Este é o primeiro passo na carreira do cientista, onde o estudante-pesquisador exerce a pesquisa acadêmica sob a orientação de um professor-pesquisador. Por essa razão, a Iniciação Científica representa a porta de entrada de novos talentos na pesquisa.

O Edital 002/2023 pode ser acessado na página da PROPESP (www.propesp.ufam.edu.br/iniciacao-cientifica), e também no link da bio do perfil do Instagram (@iniciacaocientifica_UFAM). Os projetos de pesquisa poderão ser enviados pelos docentes até 30/04/2023.