Página inicial > Notícias > Ufam paga mais de R$4 milhões em processos relativos a promoções, progressões e abonos

Acessos: 1680

Pagamentos realizados no mês de fevereiro são referentes a 187 processos de exercícios anteriores e beneficiaram servidores da Ufam e do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV)

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) informa que foram realizados, na folha do mês de fevereiro de 2023, pagamentos referentes a progressões e promoções funcionais e a abonos de permanência relativos aos exercícios anteriores, beneficiando servidores da Ufam e do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).

Mais de R$ 4 milhões

Segundo levantamento feito pelo Departamento de Administração de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Dapes/Progesp), foram pagos mais de 180 processos, totalizando mais de R$4 milhões. "Somando-se os dois valores globais de pagamento de exercícios anteriores, para a Ufam e para o HUGV, o montante ficou em R$4.720.479,87 (quatro milhões setecentos e vinte mil quatrocentos e setenta e nove reais e oitenta e sete centavos). Normalmente, os valores superiores a R$5 mil são pagos no final do ano, porém, no mês de janeiro, a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) informou que, em 24 de outubro de 2022, havia solicitado à Secretaria de Orçamento Federal (SOF) a autorização para pagar os valores superiores a R$ 5.000,00, contudo, em 16 de dezembro de 2022, a SOF encaminhou resposta informando quanto à impossibilidade de atendimento do pleito no ano de 2022. Então, foi sugerido à SGP que fosse encaminhado novo processo de solicitação de autorização ao final do primeiro trimestre de 2023 e essa autorização foi dada para pagamento dos valores de exercícios anteriores regulamentados pela Portaria Conjunta nº 2, de 30 de Novembro de 2012”, explicou o diretor do Dapes, TAE Fabrício Bastos.

Expectativa

Além dos  187 processos concluídos em fevereiro, a expectativa é de que até o mês de dezembro todos os processos pendentes estejam aptos para o pagamento pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP). “Está sendo feito um levantamento dos processos mais antigos que ainda não foram pagos para tentar regularizar a situação dos servidores que não receberam na folha de fevereiro. Tais servidores podem enviar um ofício para o Dapes ou um e-mail para o O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., solicitando informações sobre seu processo para agilizarmos a regularização”, orientou o gestor.

Sobre o Dapes

Ao Dapes compete o cadastro/controle das admissões, férias, afastamentos e desligamentos, o processo na da folha de pagamento, concessões de benefícios, atualizações cadastrais, concessões de aposentadorias e pensões, ressarcimento de planos de saúde, entre outros, sempre em articulação permanente com o Sistema de Pessoal da Administração Federal (Siape).