Página inicial > Notícias > ‘Feira Amazonense de Matemática’ tem abertura nesta sexta-feira.

‘Feira Amazonense de Matemática’ tem abertura nesta sexta-feira.

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

A Universidade Federal do Amazonas, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, realizaram nesta sexta-feira, 3, a abertura da ‘III Feira Amazonense de Matemática’, com o tema ‘Matemática e Sustentabilidade’. A cerimônia de abertura ocorreu na manhã desta sexta-feira, no auditório Samaúma, na Faculdade de Ciências Agrárias, e contou com a participação de representantes das instituições superiores, secretarias de educação (estadual e municipal), professores e de estudantes dos ensinos básico, médio e superior.  A Feira conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e com o financiamento do CNPq.

A mesa de abertura do evento foi presidida pelo pró-reitor de Extensão da Universidade Federal do Amazonas, professor Almir Menezes, que representou o reitor da Ufam, Sylvio Puga, na cerimônia. A composição da mesa contou com a participação do coordenador da ‘Feira Amazonense de Matemática’, professor do curso de Matemática da Ufam, Francisco Eteval da Silva Feitosa, do chefe do Departamento de Matemática da Ufam, professor Disney Douglas, da diretora de Desenvolvimento da Educação Básica e Superior do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Evellyze Martins Reinaldo Pinho, representou o reitor do Ifam no evento, da secretária executiva adjunta pedagógica da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), Arlete Ferreira Mendonça (representante da Secretaria de Estado de Educação e Desportos), do professor do Colegiado de Matemática da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cláudio Barros Vitor, representou o reitor da UEA no evento, e da chefa da Divisão de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, professora Josseane Costa e Silva.

A ‘Feira Amazonense de Matemática’ é um processo educativo científico cultural, que alia vivências e experiências, da qual podem participar na condição de expositores, alunos matriculados na Educação Básica (compreendendo Ensino Fundamental anos iniciais e anos finais, Ensino Médio e/ou Profissionalizante), Educação Superior, Educação Especial, Educação Indígena e Educação de Jovens e Adultos do estado do Amazonas.

Em seu discurso na abertura do evento, o pró-reitor de Extensão da Ufam, professor Almir Menezes, ressaltou a presença da Matemática no dia a dia da população. “A minha formação original tem tudo a ver com a Matemática. Sou formado em Filosofia e tenho um diálogo muito próximo com a Matemática. Quero ressaltar a filósofa Hannah Arendt que escreveu um livro que pra mim é fundamental chamado ‘A condição Humana’, que retrata um diálogo profundo com o sentido da vida no mundo grego. Para ela a vida nos é colocada enquanto uma condição. Para que possamos realizar a vida precisamos ter em mente o labor (as condições de nos manter fisicamente e organicamente), precisamos do trabalho (para criar novas condições para essa vida) e precisamos da ação (a vida ativa, a política). A partir do ponto de vista contemporâneo é impossível pensarmos o desenvolvimento humano e a condição da vida sem a Matemática. Sem ela é impossível criar novas condições de vida. A Matemática pavimentando uma cultura democrática, uma cultura de reconhecimento das diferenças. Acredito que esse projeto já vitorioso, vai potencializar o desenvolvimento da região, do Brasil. A Matemática realmente é a essência cotidiana”, disse.

“A Feira é focada para estudantes de todos os níveis (4º e 5º anos, Fundamental II, Ensino Médio, EJA e Educação Indígena). Existem várias categorias e todos eles participam apresentando trabalhos. A idéia é que eles aprendam a Matemática de forma diferenciada onde participam de fato do processo. Para o professor implica em sua qualificação porque preparar um projeto para ser apresentado na no evento de Matemática tem que se aperfeiçoar. A Feira acontece ao longo do ano, primeiramente nos municípios e depois em cada divisão da Semed e em cada coordenadoria da Seduc até meados de agosto, e em outubro a exposição dos trabalhos será aqui na Ufam” afirmou o coordenador da Feira, professor Francisco Eteval.

São objetivos da Feira Amazonense de Matemática despertar nos alunos maior interesse na aprendizagem da Matemática; Promover o intercâmbio de experiências pedagógicas e contribuir para a inovação de metodologias; Transformar a Matemática em ciência construída pelo aluno e mediada pelo professor; Despertar para a necessidade da integração vertical e horizontal do ensino da Matemática; Promover a divulgação e a popularização dos conhecimentos matemáticos, socializando os resultados das pesquisas nesta área; Integrar novos conhecimentos e novas tecnologias de informação e comunicação aos processos de ensino e aprendizagem.

A segunda etapa consiste na etapa estadual em que para os trabalhos selecionados em cada feira local, o professor orientador deverá gravar um vídeo dos alunos apresentando o trabalho e enviar pelo formulário de inscrição. Além disso, nessa etapa, o professor orientador deve enviar um resumo expandido do projeto. Os trabalhos serão avaliados por professores avaliadores ad hoc e o resultado final é divulgado durante as exposições presenciais na Ufam, nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2023.