Página inicial > Notícias > Com apoio da UFAM, plataforma gratuita de conexão do ecossistema de CT & I será apresentada em Tocantins

Acessos: 452

Professores, estudantes, pesquisadores, representantes de instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas, além de órgãos de governos e entidades do terceiro setor que atuam no ecossistema de promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação, no Estado do Tocantins, terão a oportunidade de conhecer como a plataforma da Rede de Recursos Humanos e Inteligências para a Sustentabilidade da Amazônia (Rede Rhisa) está trabalhando para promover uma conectividade em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.

A apresentação da ferramenta será realizada no dia 3 de março, às 9h, na sala 5 do Complexo de Pesquisa e Pós-graduação dr. Lamadrid no campus Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A iniciativa conta com o apoio do órgão Estadual do Meio Ambiente, o Instituto Natural do Tocantins - Naturantins, além da própria UFT.

A Rede Rhisa é uma iniciativa implementada pelo Instituto Acariquara com a cooperação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), apoio do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e aporte financeiro do Instituto Clima e Sociedade (ICS) e tem a finalidade de promover uma conexão com pesquisadores e entidades, por meio de uma plataforma gratuita voltada para a divulgação e a promoção de projetos e soluções no campo da ciência, tecnologia e inovação, em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Além da plataforma, a Rhisa possui uma agência de notícias voltada exclusivamente à promoção da divulgação das iniciativas de CT&I, funcionando com uma grande vitrine para a PD&I da Amazônia.

Em dois anos, a Rhisa já foi apresentada para a comunidade científica dos 18 municípios-pólos do Amazonas e também nos Estados do Acre, Rondônia, Roraima e parte do Pará. A mobilização em Tocantins é a primeira do ano de 2023, quando o projeto também será apresentado aos Estados do Amapá, Maranhão e à cidade de Belém.

Durante o encontro em Tocantins, os coordenadores da Rede Rhisa farão a apresentação da plataforma e esclarecerão dúvidas de como a comunidade científica, os gestores públicos, as instituições e o setor privado poderão aderir à Rede Rhisa.

O coordenador da Rede Rhisa, professor Henrique Pereira, ressaltou a posição estratégica do Tocantins para a implementação da plataforma. “Tocantins é um Estado que guarda a maior proporção do bioma de Cerrado com a participação e uma representatividade importante na produção agrícola do Brasil. A presença de diversas comunidades e povos indígenas também é muito significativa nessa região”, destacou ele.

Cadastro

Atualmente, a Rhisa já possui mais de cem mil cadastros de pesquisadores, Institutos de Ciência e Tecnologia, além de cooperativas e associações do terceiro setor que atuam no fomento da economia e desenvolvimento de tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Para se cadastrar na plataforma, basta acessar AQUI