Página inicial > Notícias > PPG em Sociedade e Cultura na Amazônia oferta disciplina resultado de parceria entre UEA e Fundação de Medicina Tropical

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom Ufam

O Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (PPGSCA/Ufam), em parceria com o PPG em Medicina Tropical da Universidade do Estado do Amazonas (PPGMT/UEA), e Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), ofertam a disciplina "Tópicos Especiais I - Pensamento Social e Medicina Tropical", com início na quinta-feira, 16 de março de 2023.

De acordo com o atual coordenador do PPGSCA, professor Nelson Noronha, foram credenciados novos professores para a realização da disciplina, pois entende a principal característica do programa é a sua interdisciplinaridade. “Nossa área de concentração são os processos socioculturais na Amazônia, e compreendemos que a formação de parcerias com o PPGMT da UEA a FMT- HDV é indispensável para o entendimento dos problemas complexos que desafiam a ciência na Amazônia, sobretudo na área das políticas públicas de saúde”, expôs o coordenador.

O docente afirmou que essa parceria consiste na oferta conjunta de uma disciplina que visa compulsar as pesquisas já publicadas sobre essa temática, refletir sobre a atualidade no que tange ao estado da arte das ciências da saúde na Amazônia e evidentemente formar profissionais capacitados para atuar na área

Segundo ele, isso implica em propor e desenvolver projetos de pesquisa, publicar artigos e outros gêneros de publicação para a divulgação científica. Noronha acredita que as atividades que serão desenvolvidas contribuirão para o fortalecer o PPGSCA e os demais parceiros no cenário da pós-graduação no Brasil.

“Estamos com a expectativa de recriar o curso de doutorado, que foi interrompido em 2018 pela CAPES. O PPGSCA renovou e reconquistou sua boa avaliação entre os programas de pós-graduação no Brasil. Alcançamos os indicadores de qualidade requisitados para recriar o curso de doutorado”, externou o professor que acredita que essa possibilidade ainda depende de uma decisão do Comitê de Avaliação da CAPES que deverá ocorrer até o final deste semestre.

A disciplina será ministrada pelos professores Caio Souto (Ufam), Vinícius Machado (UEA) e Wuelton Monteiro (FMT/UEA), a partir do dia 16 de março de 2023, às quintas-feiras, das 9h às 12h, na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), localizada na Avenida Pedro Teixeira, s/n - Dom Pedro.

Mais informações podem ser obtidas no site do PPGSCA (https://ppgsca.ufam.edu.br/) ou através do e-mail do Prof. Caio Souto (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.).

Serão aceitos alunos regularmente matriculados, além de alunos especiais. Os ouvintes também serão muito bem-vindos.