Página inicial > Notícias > Projeto Cidadania Digital do ICSEZ/Ufam firma parceria com Associação Indígena Aapokotxi Ineamãnatã Apurinã, em Manaus

Entidade reúne representantes de 10 etnias e existe há mais de uma década

Por Sebastião Nascimento - Bolsista de Apoio Técnico - Cidadania Digital

O Projeto Cidadania Digital do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/Ufam), firmou parceria, na última quinta-feira, 16, com a Associação Indígena Aapokotxi Ineamãnatã Apurinã, em Manaus. A entidade reúne representantes das etnias Apurinã, Mura, Sateré Mawé, Kokama, Baré, Dessana, Maraguá, Tukano, Caixana e Baniwa.

A parceria prevê a oferta de oficinas de produção fotográfica, audiovisual e editoração eletrônica, de forma que os integrantes da Associação possam produzir seus próprios conteúdos e narrativas, fazendo uso de técnicas e de tecnologias digitais.

A Associação Aapokotxi Ineamãnatã Apurinã funciona há mais de 10 anos no bairro Monte das Oliveiras, em Manaus, e é liderada pela Cacica Xytara, do povo Apurinã. “A associação funciona na minha residência. Construímos no quintal um espaço onde funciona a escolinha de língua Apurinã e onde acontecem as nossas reuniões. Há mais de 10 anos nós lutamos em defesa dos nossos povos”, comentou a cacica Xytara.

As aulas na Associação são ministradas pela professora Kisipa Apurinã, autora do livro “Histórias Apurinã - Isãpyrata Sãkiritxi Apurinã”, vencedor do Prêmio Amazonas Criativo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Amazonas. Ela conta que em todo o estado há apenas quatro professores de língua Apurinã e que toda gramática da língua escrita ainda está em construção. “É um trabalho difícil, mas estamos conseguindo ensinar as nossas crianças a língua mãe do nosso povo”, destacou.

O projeto Cidadania Digital tem como instituição executora o ICSEZ, no âmbito do Grupo de Pesquisa Visualidades Amazônicas (VIA/CNPQ), que é resultado da parceria com o Centro Internacional de Pesquisa ATOPOS (ECA/USP) e a Universidade Federal de Goiás, dentre outras instituições. A pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Edital Humanitas.

O professor Marcelo Rodrigo, coordenador do curso de Jornalismo do ICSEZ e um dos líderes do VIA/CNPq, ressaltou a importância da aproximação do projeto com os povos indígenas. “Nosso contato se deu por meio de uma das dirigentes da associação, Hielen Oliveira, do povo Mura. Esse contato também teve a parceria da professora antropóloga Audirene Cordeiro. Por meio delas, nosso projeto está chegando até a Associação para tentar oferecer conhecimentos que possam ser úteis para a manutenção da memória e das línguas indígenas”, destacou o professor.

Em Parintins, o projeto também já estabeleceu parceria com a Associação Nipo Brasileira. Professores, técnicos e alunos dos cursos de Comunicação Social/Jornalismo e Artes Visuais, do ICSEZ, vão atuar junto à comunidade na produção e difusão das narrativas nipônicas por meio de produtos midiáticos e artísticos.

Para a professora Marina Magalhães do Instituto e coordenadora do projeto Cidadania Digital, a parceria entre a universidade e a associação indígena pretende fortalecer também a luta dos povos indígenas, na medida em que objetiva fomentar conhecimentos e plataformas onde esses povos possam registrar e dar visibilidade às suas próprias histórias e pautas de reivindicações. “A luta dos povos indígena precisa do nosso apoio em todo Brasil. Nossa intenção é dar suporte para que eles possam dispor de mais recursos tecnológicos e digitais”, frisou.