Página inicial > Notícias > Projeto de Extensão “Libras e Trilhas” elabora cartilha digital “Acessibilidade na Universidade”

Acessos: 2892

Após o cumprimento dos trâmites de registro junto à Pró-reitoria de Extensão (Proext) e à Editora da Universidade (Edua), o material didático, que tem o objetivo de facilitar a comunicação entre profissionais e acadêmicos surdos com os membros ouvintes da comunidade universitária, ficará disponível no Canal do You Tube do “Libras e Trilhas”

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

A equipe do projeto de Extensão “Libras e Trilhas”, vinculada à Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Flet/Ufam),  lança, em breve, a cartilha digital “Acessibilidade na Universidade”. O material didático orienta quanto aos sinais e cumprimentos em Libras, assim como sinais das atividades administrativas do dia a dia, com o objetivo de facilitar a comunicação entre profissionais e acadêmicos surdos com os membros ouvintes da comunidade universitária.

Trabalho em equipe

Há mais de um ano, a equipe do projeto, composta pela professora Joana Stoller; pelo professor Fábio Stoller e pelos acadêmicos bolsistas Vitória Bochoschi, Angélica Barbosa, Cristina Lima, Renasso Freitas e Natália Araújo, além da bolsista voluntária Amanda Tássia está dedicada a organizar o conteúdo da cartilha.

Na última quinta-feira, 9,  o coordenador do projeto de Extensão “Libras e Trilhas” e organizador do material didático,  professor Fábio Tadeu Cabral Stoller, apresentou ao pró-reitor de Extensão da Ufam, professor Almir Menezes, e à diretora do Departamento de Programas e Projetos de Extensão Universitária, professora Maria de Nazaré Teles de Lima, o conteúdo da cartilha. “O trabalho foi desenvolvido com o apoio da Faculdade de Letras (Flet/Ufam) e da Pró-reitoria de Extensão. No material são disponibilizados QR codes com os links que dão acesso aos vídeos disponibilizados na página do You Tube do Libras e Trilhas, apresentando sinais do dia a dia acadêmico como cumprimentos em Libras, dias da semana, meses, anos. A partir de agora, precisamos registrar a cartilha e estamos aqui na Proext para sabermos os encaminhamentos para o correto registro”, destacou o professor Stoller.

Encaminhamentos

O pró-reitor de Extensão, professor Almir Menezes, destacou que a próxima fase consiste em encaminhar o material para a Editora da Universidade para os devidos trâmites de registro.  “No meu entendimento, a partir de agora, deve ser aberto um processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), por meio de ofício, direcionado à Edua, expor o caso concreto e fazer os requerimentos necessários e solicitar as providências, considerando que a acessibilidade é um direito fundamental. Todos os brasileiros e brasileiras, todos os amazônidas precisam ter o livre acesso e a compreensão desse acesso em toda instituição pública. A Proext fará todo o esforço administrativo para que essa cartilha possa ser publicada e, massivamente, divulgada para toda a comunidade acadêmica por meio dos canais que a pró-reitoria utiliza, principalmente, a TV Ufam e as redes sociais, porque temos a impressão de que a qualidade de vida e o convívio institucional passa pelo direito à acessibilidade”, declarou o pró-reitor.

A diretora do Departamento de Programas e Projetos de Extensão Universitária, professora Maria de Nazaré Teles de Lima, ressaltou que o Departamento está sempre disposto a ajudar em tudo o que for necessário. “O DPROEX está disposto a ajudar. No que depender de nós, já está feito”, afirmou.

Ciclo de palestras

Ainda durante o encontro, o professor Fábio Stoller também divulgou o evento “Ciclo de Palestras”, que ocorre no próximo dia 24 de abril, com programação alusiva ao Dia Nacional da Libras.  Acompanhe informações sobre este e demais eventos no site e nas redes sociais do Programa Libras e Trilhas.

Sobre o Libras e Trilhas

O Programa de Extensão e Pesquisa Libras e Trilhas tem como objetivo fomentar as ações de pesquisa e extensão em Língua Brasileira de Sinais e educação de surdos no âmbito da Universidade Federal do Amazonas e na sociedade. Para atingir seus fins, promove atividades como ciclos de palestras, cursos, oficinas, eventos on-line e monitorias certificadas.