Página inicial > Notícias > Sisu é uma das formas de ingresso da Ufam. Inscrições abertas de 16 a 24 de fevereiro

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

A Ufam está entre as instituições federais de ensino superior que adotam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como uma de suas formas de ingresso de novos alunos. Em 2023, o período de inscrições no Sisu ocorre de 16 a 24 de fevereiro. Para concorrer, o candidato precisa da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022), que foi divulgada na quinta-feira, 9.

De acordo com o Termo de Adesão, a Ufam oferta 2.466 vagas no Sisu, sendo 1.209 delas na modalidade ampla concorrência e 1.257 destinadas às ações afirmativas, segundo a Lei nº 12.711/2012. No documento, é possível encontrar ainda as informações básicas sobre os cursos da Ufam ofertados pelo Sisu. Além disso, o candidato pode se informar, por meio da Portaria Nº 2119, sobre o percentual de bonificação a ser aplicado nas notas dos candidatos participantes da 1ª edição do processo seletivo.

Pelo Sisu, a Ufam disponibiliza 109 cursos de graduação ministrados em sua sede em Manaus e nos institutos situados em cinco municípios do interior do Amazonas (Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins). É importante que o candidato atente para o local onde o curso pretendido é ofertado para não haver surpresas indesejadas posteriormente.

No Sisu 2022, a Ufam teve 661.88 pontos com média de nota de corte, com 559.21 pontos sendo o menor valor, para o curso de Ciências – Matemática e Física, e 794.69 pontos, como o maior valor, para o curso de Medicina.

A Ufam é a única universidade federal do estado do Amazonas, com 114 anos de experiência na formação de profissionais de nível superior. Sua missão é: “produzir e difundir saberes, com excelência acadêmica, nas diversas áreas do conhecimento, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, contribuindo para a formação de cidadãos e para o desenvolvimento da Amazônia”.

Na página GHZ Educação e Trabalho é possível acessar o Simulador Sisu 2023 e testar quais as suas chances de aprovação.

No endereço eletrônico da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, você pode obter mais informações sobre os cursos da Ufam.

Para saber mais sobre a Universidade Federal do Amazonas, visite também as redes sociais da Instituição:

Instagram: Ufam_

Twitter: @UFAM_