Página inicial > Notícias > Artigos sobre ornitologia neotropical são publicados em revista internacional

Artigos sobre ornitologia neotropical são publicados em revista internacional

Acessos: 1268

Os trabalhos publicados na revista Ornithological Applications discutem as barreiras sistêmicas e históricas replicadas no contexto das publicações na área de ornitologia neotropical.

Os professores Cintia Cornelius, Sérgio Henrique Borges e Camila Ribas do Programa de Pós-Graduação em Zoologia da Universidade Federal do Amazonas (PPGZool/Ufam) integram a equipe de pesquisadores da América Latina e Caribe responsáveis pela publicação de dois artigos na revista Ornithological Applications

A revista Ornithological Applications publica trabalhos sobre a aplicação de teoria e métodos científicos à conservação, manejo e ecologia de aves; bem como a aplicação do conhecimento ornitológico à política de conservação/gestão e outras questões.

Acesse os link dos artigos:  https://doi.org/10.1093/ornithapp/duac046 e https://doi.org/10.1093/ornithapp/duac047

De acordo com a professora Cintia Cornelius, o colonialismo segue influenciando fortemente a Ornitologia que segundo ela, 128 pesquisadores da América Latina e do Caribe afirmam essa assertiva. A pesquisadora disse que nos dois artigos publicados na revista Ornithological Applications, a equipe de pesquisadores identificou barreiras sistêmicas e historicamente replicadas, considerados por eles como produtos do colonialismo, o que retardaram o conhecimento ornitológico na América Latina e no Caribe. “Os autores sugerem passos concretos para começar a remover essas barreiras”, afirmou a docente.

“Nos artigos, os pesquisadores sugerem uma relação mais saudável com o Norte Global. Propõem que os pesquisadores do Norte Global que realizam trabalhos na América Latina e no Caribe não apenas coletam os dados, mas também, participem de colaborações mais equitativas, beneficiando todas as pessoas envolvidas”, expôs.

Nesse sentido, conclamam à comunidade científica para alertar, questionar e interromper os sistemas que perpetuam as hierarquias de classe, raça, gênero e geografia na produção e acesso ao conhecimento. De modo geral, os artigos fazem várias recomendações que podem servir como ponto de partida.

A professora conta que as duas publicações (Soares et al. 2023, Ruelas Inzunza et al. 2023) começaram a ganhar forma em 2020 como resultado de um processo de reflexão coletiva sobre os conceitos e a narrativa expressa em um volume especial de Ornithological Applications e Ornithology em que oferece um “roteiro” para a Ornitologia Neotropical a partir de uma visão distorcida pelas lentes do Norte Global.

A partir de discussões iniciais em pequenos grupos e nas redes sociais, formou-se uma equipe que cresceu durante a pandemia para incluir 128 pessoas de 91 instituições em 20 países das Américas. Naturalistas, guardas florestais, estudantes e professores que investigam vários assuntos relacionados às aves, contribuíram com perspectivas de paleontologia, evolução, biologia da conservação e história natural, entre muitas outras disciplinas, acrescentou Cornelius.

Coordenado por uma equipe central internacional, o trabalho ocorreu por meio de e-mails, mensagens de texto, documentos online e reuniões virtuais. Para ampliar e facilitar a discussão, a comunicação foi feita em três idiomas, com o auxílio de ferramentas de tradução online, disse a professora.

Cornelius finaliza informando que quem tiver interesse nas versões em português e espanhol dos artigos, estarão disponíveis em breve no site da revista, mas, se alguém quiser agora, pode solicitar pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.