Página inicial > Notícias > Cine&Video Tarumã exibe especial violência e vigilância

Cine&Video Tarumã exibe especial violência e vigilância

Acessos: 786
Nessa semana a programação do CineVideo tarumã, projeto de extensão da Ufam, contará com dois filmes com o tema violência e vigilância, os filmes debatem a relação dos humanos com a tecnologia e apresentam cenários distópicos.

Nesta terça-feira (7), o longa exibido será "O Show de Truman", que traz Jim Carrey como protagonista de um reality show, o problema é que o personagem de Carrey não sabe que está participando do programa. A obra cria paralelos com conceitos filosóficos como o mito da caverna de Platão e apresenta uma crítica explícita ao consumismo capitalista.

Já na quinta-feira (9), o filme exibido será "País da Violência" e narra o momento em que um hacker vaza informações anônimas de quatro adolescentes na cidade fictícia de Salem. O filme discute as relações com a internet, além de abrir debate sobre machismo, homofobia e transfobia na sociedade.

As sessões ocorrem no Miniauditório da FIC (Faculdade de Informação e Comunicação) localizado no setor Norte da UFAM. Iniciam às 12h30 e são gratuitas, além de proporcionarem 2h complementares por filme.

*Sobre o projeto*

O Cine&Vídeo Tarumã é um projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas com mais de 30 anos de atividade. Todas as suas sessões são gratuitas e o projeto sempre esteve envolvido com a formação cinematográfica, funcionando ora como um cineclube, ora como sala de exibição especial. Vale reforçar também seu valor educacional, por estar dentro de uma universidade federal, e pelas propostas de discussão e debates que as demais atividades do projeto estimulam.