Página inicial > Notícias > IEAA - Estudantes do curso de Engenharia Ambiental participaram de práticas de campo em Porto Velho/RO

Acessos: 1750

Os discentes do curso de Engenharia Ambiental do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (IEAA/Ufam), localizado em Humaitá, nos meses de dezembro/22 e janeiro/23, participaram de visitas de campo na Usina Hidrelétrica Santo Antônio, localizada na cidade de Porto Velho/RO, no Laboratório de Água, Efluentes, Solo e Derivados de Petróleo (LAPEF) e na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) de Rondônia. Ao todo, 22 estudantes das disciplinas de Poluição Ambiental e Proteção e Remediação de Solos e Aquíferos participaram da atividade.

Segundo um dos responsáveis, professor Marcelo Dayron, o objetivo foi  apresentar aos discentes o funcionamento do sistema operacional do gerenciamento de resíduos sólidos da Usina. “As visitas mostraram a importância da realização das atividades práticas, visto que, a maioria das disciplinas do curso são compostas de créditos teóricos e práticos, e que tais ações complementam a formação dos estudantes”, explicou.

O docente lembrou também da relevância desse diálogo com o mercado de trabalho. “Além de ser um momento em que há diálogo entre as instituições, e como resultado, são possíveis concedentes que abrem suas portas para receberem os nossos estudantes para o estágio supervisionado obrigatório”, destacou o docente.

Para o discente do 10° período, Gabriel Alho,  a experiência foi enriquecedora tanto para o conhecimento pessoal, quanto profissional. “Essas visitas nos fazem entender na prática como funciona o que vemos na teoria em sala e assim já vamos nos familiarizando com os processos, equipamentos e, principalmente, sobre como é colocado em prática a legislação ambiental, base do trabalho do engenheiro ambiental. Portanto é de grande valia essas visitas técnicas, tanto para quem está ingressando e também para quem está se formando, pois são experiências válidas tanto para o andar do curso, quanto para direcionar quem está formando e quer atuar na área. Conhecemos diversos equipamentos que são utilizados para análise e estudo ambiental; vimos como se verifica a qualidade da água e como funcionam as operações unitárias de uma Usina. Então agregou demais para o conhecimento prático e nos mostrou que as questões ambientais são um cuidado de todos. Agradeço em nome dos estudantes de Engenharia Ambiental a todos os órgãos que nos receberam e ao estado de Rondônia pela parceria com a Ufam”, finalizou o discente.