Página inicial > Notícias > Projeto de pesquisa sobre resíduos das cadeias produtivas do guaraná ganha financiamento através da chamada da GFI Brasil

Acessos: 1592

A professora Leiliane Sodré de Souza da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam) responsável pelo projeto “Valorização dos resíduos das cadeias produtivas do Guaraná e do Tucumã para o desenvolvimento de ingredientes voltados para produtos plant-base”, atendeu a chamada publicada pelo The Good Food Institute (GFI Brasil), de 3 de novembro de 2022.

Acesse link do resultado da chamada: https://gfi.org.br/wp-content/uploads/2023/01/Divulgacao-dos-Aprovados-do-projeto-InovAmazonia-GFI-Brasil.pdf

A chamada de Financiamento à Pesquisa Exploratória e Aplicada com foco no Bioma Amazônia, provê em limitado tempo os recursos financeiros para o desenvolvimento de soluções e ingredientes alimentícios para a indústria de proteínas alternativas vegetais, a partir de espécies nativas do bioma amazônico.

Para a professora Leiliane Sodré de Souza, o edital apresenta mais uma alternativa para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, através do incentivo de novos produtos, a partir de espécies vegetais da região, fortalecendo a bioeconomia. “O objetivo da pesquisa é identificar a possibilidade da aplicação de resíduos da cadeia produtiva do tucumã e do guaraná no desenvolvimento de ingredientes para a elaboração de produtos análogos à carne animal”, disse a docente.

Segundo ela, o projeto será desenvolvido por professores do curso de Engenharia de Alimentos, em parceria com professores de outros cursos e instituições. “A inserção da Ufam no cenário da pesquisa que identifique novas proteínas vegetais é de extrema relevância, pois, temos amplo conhecimento das características e necessidades da região Amazônica”, disse a professora.

Ela explica que “foram sete propostas selecionadas, e a participação da Ufam no processo só foi possível através dos conhecimentos específicos da área de Engenharia de Alimentos, apontando sobre a importância estratégica do nosso curso para o desenvolvimento econômico e social do estado do Amazonas”.

A proposta submetida teve a participação do professor Anderson Pereira e pesquisadores parceiros, além das professoras do curso de Engenharia de Alimentos, Maristela Martins e Sandriane Pizato.