Página inicial > Notícias > Dia do Aposentado - Programas Vida Ativa e Prepara para Aposentadoria acompanham os idosos da Ufam

Acessos: 1753

Nesta terça-feira, 24 de janeiro, comemora-se o Dia do Aposentado e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DSQV/Progesp), mantém os Programas Vida Ativa e Prepara para Aposentadoria voltados a esse público. Ao todo, são 1068 aposentados ligados à Instituição e 329 servidores do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV)

De acordo com a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Vanusa Firmo, as iniciativas da Ufam promovem ações de prevenção voltadas à humanização e qualidade de vida tanto dos servidores ativos quanto dos aposentados. “Os aposentados trazem consigo uma memória viva da Ufam. Entre professores e técnicos administrativos, eles ajudaram a construir a Universidade e carregam em suas trajetórias contribuições nas mais diversas áreas do conhecimento, além de histórias marcadas por superações, desafios e vitórias”, enfatizou.

A pró-reitora lembrou ainda da manutenção do vínculo institucional. “Mesmo com o Governo Federal fazendo a informatização dos Sistemas, os aposentados da nossa Instituição tem, dentro da Progesp, uma sala específica de atendimento, já que eles sentem necessidade do contato presencial. Além disso, nos empenhamos para que o setor de Aposentadorias e Pensões tenha um fluxo processual rápido. Esse é o setor mais enxuto da Progesp”, disse.

A professora titular recém-aposentada da Faculdade de Artes, Rosemara Staub, relembrou da sua contribuição na Pesquisa, Ensino, Extensão e gestão na Ufam. “Eu tive uma carreira linda, com início no final da década de 80, e considero a Ufam como mãe. Naquela época, nós não tínhamos as qualificações de mestrado e doutorado e tive a oportunidade de me capacitar durante a minha carreira. Fui cursar pós-graduação em São Paulo e abracei a Ufam por 34 anos. Tenho todo carinho com o Departamento de Artes e além da minha contribuição na área de Música e Arte-Educação, fiz trabalhos voltados a gestão. Fui a primeira diretora eleita da Faartes e não construí sozinha a minha carreira. Todos os colegas que me acompanharam por todos esses anos estão  também comprometidos com o Ensino Superior na Amazônia. Tenho o maior orgulho de ter feito minha carreira dentro da Ufam e sigo na Pós-Graduação, contribuindo no Mestrado Profissional em Artes e no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia. Aproveito para parabenizar os demais aposentados pelas boas lembranças construídas da Ufam”, finalizou.

Programas da Ufam

O Programa Vida Ativa proporciona aos servidores da Ufam, em processo de aposentadoria ou aposentado, ações e serviços que possibilitem o aumento da auto-estima e a melhoria da qualidade de vida. São oferecidas a esse público atividades de lazer, esporte e cultura.

Já o Prepara para Aposentadoria oferece, desde 2018, palestras com temas relacionados às áreas financeira, carreira, saúde, qualidade de vida, entre outros, para orientar os servidores em processo de aposentadoria. Durante a pandemia, as palestras foram oferecidas em formato remoto e a previsão é que retorne ainda este ano no formato presencial.