Página inicial > Notícias > ICSEZ firma parceria com Associação Nipo Brasileira para preservação da memória da migração japonesa no Amazonas

Acessos: 1144

A parceria entre o Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/Ufam) e a Associação Nipo Brasileira de Parintins envolve atividades de comunicação, oficinas de produção de conteúdo e registro de memórias da cultura japonesa no âmbito do projeto financiado pela Fapeam

Com o objetivo de registrar as memórias da imigração japonesa no estado do Amazonas, o ICSEZ, por meio do projeto Cidadania Digital firma parceria com a Associação Nipo Brasileira de Parintins. Professores, técnicos e alunos dos cursos de Comunicação Social/Jornalismo e Artes Visuais vao atuar junto à comunidade na produção e difusão das narrativas nipônicas por meio de produtos midiáticos e artísticos.

O presidente da Associação Nipo Brasileira de Parintins, José Elizeu Sena Inomata, comenta sobre a importância de celebrar a parceria com a Universidade. “Estamos há três anos parados por conta de pandemia, então precisamos desse auxílio para retomar os estudos que temos com a população de Parintins”, explicou o presidente que expôs seu entusiasmo pela parceria: “A gente está de braços abertos para receber a Ufam dentro da associação. A gente tem um espaço muito bacana aqui que é preciso desenvolver, trazer os nossos associados e a comunidade em geral que queira participar das oficinas”.

A colaboração prevê atividades de comunicação, oficinas de produção de conteúdo e expressão artística, além de apoio na promoção do I Matsuri Nikkiey de Parintins. O Festival que será realizado pela primeira vez pela Associação, irá acontecer entre os dias 24 e 25 de março. O objetivo é reunir associados e a comunidade em geral, por meio da oferta de oficinas de comida japonesa, mangá, origami, artes marciais, produção de mídia para redes sociais e concursos de Cosplay.

Segundo a professora Marina Magalhães, coordenadora do projeto Cidadania Digital, a parceria entre as duas instituições pretende também registrar a história dos imigrantes japoneses em Parintins, por meio de uma produção compartilhada de conhecimento. “O projeto aborda diversos eixos narrativos que fazem parte da cultura do Baixo  Amazonas. A cultura nipônica tem um papel importante na região, merece ser ouvida e registrada pelos seus próprios herdeiros ou descendentes que vão trabalhar, junto com a nossa equipe, para resgatar essas histórias e criar canais autônomos de difusão nas plataformas digitais”, comentou.

O projeto Cidadania Digital tem como instituição executora a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no âmbito do Grupo de Pesquisa Visualidades Amazônicas (VIA/Cnpq), e resulta de uma parceria com o Centro Internacional de Pesquisa ATOPOS (ECA/USP) e a Universidade Federal de Goiás, entre outras instituições parceiras. A pesquisa é financiada pelo Edital Humanitas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).