Página inicial > Notícias > PPG em Antropologia Social promove aula aberta com a pesquisadora Karina Biondi, nos dias 25 e 26 de janeiro

Acessos: 800

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/Ufam) recebe no mês de janeiro a pesquisadora doutora Karina Biondi da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A iniciativa integra o Projeto Consolidação da Pesquisa Sobre Tecnologias Sociais e as Populações e Periferias da Amazônia Urbana financiado pelo Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Karina Biondi é autora do livro “Junto e Misturado: uma etnografia do PCC”,  publicado também em inglês e premiado em 2017. Seu segundo livro, “Proibido roubar na quebrada: território, hierarquia e lei no PCC”, é resultado de sua pesquisa de doutorado, foi publicado em 2018 e também agraciado com prêmios internacionais. Desde 2021, Biondi integra o Comitê Cidadania, Violência e Gestão Estatal da Associação Brasileira de Antropologia.

Durante sua passagem por Manaus, pesquisadora participará de 2 eventos públicos organizados pelo PPGAS em parceria com o grupo de pesquisa Ilhargas, do Departamento de Ciências Sociais.

Evento 1 -  Aula aberta "Os corres da etnografia"

Na aula aberta “Os corres da etnografia a premiada antropóloga Karina Biondi” abordará questões ético-teórico-metodológicas na pesquisa antropológica sobre o crime e prisão.

A aula é presencial e acontecerá nas dependências do IFCHS, Bloco 1, Sala 5, no dia 25 de janeiro de 2023, quarta-feira, às 09h.

Texto indicado para leitura:

Karina Biondi, «Como descrever uma “onda”? Uma abordagem metodológica para a etnografia de um movimento», Anuário Antropológico [Online], v.43 n.2 | 2018, posto online no dia 26 maio 2019, consultado o 17 janeiro 2023.

Evento 2 -  Aula aberta "As rebeliões do crime"

A aula aberta “As rebeliões do crime” ocorre junto ao curso de Estudos sobre Crime e Prisão, ministrado pelo doutor Fabio Candotti (DCIS).  Nesta aula, a convidada tratará das rebeliões conceituais que pessoas presas promovem frente aos discursos hegemônicos sobre o universo criminal.

A aula é presencial e acontecerá nas dependências da FES, Sala 40, no dia 26 de janeiro de 2023, quinta-feira, às 14h.

Texto indicado para leitura:

Karina Biondi, As rebeliões do PCC R@U - Revista de Antropologia da UFSCAR, 9 (1), jan./jun. 2017: 221-240.

Para contatar a pesquisadora convidada:

Karina Biondi (98) 98159-2067

Sobre o evento, contatar a coordenadora do PPGAS e organizadora do evento, professora Flávia Melo.