Reitor Sylvio Puga participa da cerimônia de anúncio do novo presidente do CNPq
Por Irina Coelho com informações do site do CNPq
Equipe Ascom/Ufam
Na última terça-feira, 17 de janeiro, em Brasília, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, participou da cerimônia de anúncio do novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o físico Ricardo Galvão. A cerimônia foi marcada com afirmações sobre o retorno da valorização da Ciência no país.
O reitor cumprimentou pessoalmente o novo presidente do CNPq e declarou que "A Ufam veio manifestar os parabéns ao novo dirigente, Dr. Ricardo Galvão, e colocar-se à disposição de ações e projetos que fortaleçam a pesquisa e a pós-graduação na Amazônia e no Brasil”, destacou.
Esteviveram presentes também a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos e os representantes da comunidade científica e acadêmica como a presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Nader; o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine; as reitoras da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Regina Goulart Almeida, além de presidentes de associações e sociedades científicas.
Trajetória
Ricardo Galvão é professor titular aposentado do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em física de plasmas e fusão nuclear controlada. Ele foi diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) entre 2004 e 2011 e presidente da Sociedade Brasileira de Física(SBF), entre 2013 e 2016. O professor Galvão também foi diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de 2016 a 2019, quando foi destituído por defender publicamente a correção e a lisura dos dados produzidos por aquele instituto sobre o desmatamento da Amazônia. Em 2019, o professor foi apontado pela revista Nature como o primeiro de uma lista de dez pesquisadores considerados mais relevantes para a ciência. Em 2021, o professor Galvão recebeu o Prêmio pela Liberdade e Responsabilidade Científica, concedido pela Associação Americana para o Avanço da Ciência.
Redes Sociais