Página inicial > Notícias > Revista Geonorte recebe Qualis A3 da Capes e fica entre as melhores do país

Revista Geonorte recebe Qualis A3 da Capes e fica entre as melhores do país

Acessos: 1213

Periódico do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) conquistou o Qualis A3 na avaliação da Capes, saltando cinco conceitos. O resultado foi divulgado no dia 29 de dezembro na Plataforma Sucupira.

Publicada desde 2010, a Revista Geonorte divulga principalmente a produção científica produzida por pesquisadores do curso de mestrado do PPGGEO. De acordo com o editor-chefe do periódico, professor Rogério Marinho, a elevação do Qualis da publicação significa uma conquista significativa para o programa. “Significa um importante reconhecimento da qualidade do trabalho que o corpo editorial, composto principalmente por pesquisadores do PPG-Geografia da Ufam, desenvolveu no quadriênio 2017-2020”, declara.
A classificação anterior da revista era Qualis B5. Segundo o professor Rogério Marinho, uma série de ações coordenadas levou à melhor colocação no sistema da Capes. “O principal planejamento foi ampliar a visibilidade e formar uma ampla rede de consultores científicos da revista, composto de pesquisadores de instituições nacionais e internacionais”, revelou o editor-chefe. Para melhorar ainda mais a classificação da revista, a equipe do PPGGeo seguirá com o plano de ações estratégicas. “Nossas principais metas são: a) ampliar o alcance dos artigos publicados pela Revista Geonorte, principalmente em nível internacional; b) reduzir o tempo médio entre a submissão e a decisão final; c) ampliar a periodicidade para pelo menos três edições por ano; d) Ser indexado pelo Scopus e Web of Science”, expôs o professor. “Para isso, precisaremos contar principalmente com o apoio da Ufam, através do  Programa de Apoio aos Periódicos Científicos da Universidade Federal do Amazonas - PAPC/Ufam. O maior desafio está relacionado ao custo necessário para registro do DOI (Digital Object Identifier), trata-se de um registro único que cada artigo publicado recebe”, completou.

Sistema Qualis
A Capes avalia os periódicos atribuindo-lhes os conceitos A1, A2, A3, A4, B1, B2, B3, B4, B5 e C, sendo A1 o mais elevado. Para a avaliação, a Coordenação leva em conta critérios como:
- qualidade dos artigos: é necessário ter relevância para a sociedade, originalidade, um bom nível científico e ser bem escrito;
- periodicidade: periódicos e revistas mais antigos no mercado passam mais credibilidade. Além disso, a frequência das publicações também ajuda a melhorar a classificação;
- qualidade do corpo editorial: esse ponto é relativo à equipe que analisa os artigos publicados no periódico;
- diversidade de origens do trabalho: para receber uma classificação melhor, o periódico deve ter autores institucionais e internacionais.

Sobre a Revista Geonorte
A Revista Geonorte é uma revista eletrônica do Departamento de Geografia que tem por finalidade publicar e divulgar trabalhos de cunho geográfico e de áreas correlatas. Os trabalhos de cunho geográficos compõem um conjunto de temas específicos da Geografia Física, Humana e áreas técnicas (Cartografia e Geoprocessamento) além de aspectos eminentemente associados à epistemologia do saber geográfico, como aqueles onde a interdisciplinaridade das áreas afins da Geografia se faz presente.
A forma de publicação é semestral/fluxo contínuo, onde os trabalhos submetidos são avaliados por pareceristas que atuam na área de conhecimento em que o manuscrito foi encaminhado.
O conselho editorial da Revista é composto por profissionais de diversas áreas dentro de Geografia e áreas afins, que atuam em Universidades de todas as regiões do Brasil e do exterior.