Página inicial > Notícias > Docente da Ufam toma posse na diretoria Norte da Associação Brasileira de Antropologia (ABA)

Acessos: 1566

A docente Flávia Melo, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/Ufam), nesta sexta-feira, 6 de janeiro, toma posse na diretoria Norte da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) para a gestão 2023-2024. A cerimônia ocorre às 17h30 (horário de Brasília), no auditório do prédio do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília, e os interessados podem acompanhar a transmissão on-line AQUI.

A ABA é a mais antiga das associações científicas existentes no país na área das Ciências Sociais, ocupando hoje um papel de destaque na condução de questões relacionadas às políticas públicas referentes à educação, à ação social e à defesa dos Direitos Humanos. De acordo com a docente Flávia Melo a nova diretoria (2023-2024) é composta por 10 antropólogos de todas as regiões do país, garantindo a diversidade étnico-racial e institucional e a equidade de gênero.

“A Diretoria foi eleita durante a 33ª RBA - Reunião Brasileira de Antropologia, realizada entre 28 de agosto e 03 de setembro de 2022. A chapa Corpos, territórios e meio ambiente: A antropologia em defesa dos direitos, da pluralidade e da vida contou com expressiva adesão de antropologues associades e, na história recente da associação, foi a segunda chapa mais votada desde quando as eleições de 2010”, destacou.

A professora explicou também a Diretoria Nacional contém no seu quadro quatro diretores advindos das quatro regiões brasileiras para garantia da diversidade regional. “Dentre esses, eu assumirei o cargo de Diretora, pela região Norte. Esta comissão assume a gestão nacional da ABA em sentido amplo, não apenas como representante regional. Assim, a diretoria tem o papel de articulação regional, mas também da gestão federal e colegiada da Associação”, finalizou.

Confira a lista da nova Diretoria:

1 Presidente - Andréa Zhouri (UFMG)

2 Vice-Presidente - Sônia Magalhães (UFPA)

3 Secretaria Geral - Deborah Bronz (UFF)

4 Secretaria Adjunta - Alexandra Barbosa (UFPB)

5 Tesouraria - Guilherme Sá (UNB)

6 Tesouraria Adjunta - Gilson Rodrigues Junior (IFRN)

7 Diretoria Norte - Flávia Melo (UFAM)

8 Diretoria Nordeste - Osmundo Pinho (UFRB)

9 Diretoria Centro-Oeste - Tonico Benites (Ará-Verá/MS)

10 Diretoria Sul-Sudeste - Denise Jardim (UFRGS)